Citroën C3 Live tem preço abaixo dos R$ 70 mil no Brasil
Modelo passa a ser o carro mais barato do Brasil e o único à venda por menos de R$ 70 mil, mas isso tem prazo para mudar; saiba por quê
A Citroën reduziu em R$ 5 mil o preço da versão de entrada, Live, do C3. Com isso, o modelo compacto feito em Porto Real (RJ) sai por R$ 67.990. Assim, passa a ser o carro mais barato do Brasil e o único à venda por menos de R$ 70 mil. Porém, isso tem data para mudar, uma vez que se trata de uma promoção, cujo fim está marcado para o dia 7 de fevereiro. Segundo a marca, a oferta é limitada a 200 unidades.
O C3 Live tem motor 1.0 de três cilindros, flexível, que, de acordo com a marca, gera até 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque – com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas e, com esse conjunto, o carro pode chegar a 160 km/h. O carrinho vem bem equipado. De série, há itens como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. Além disso, há monitoramento de pressão de pneus, vidros dianteiros e travas elétricos e rodas de aço de 15 polegadas.
Leia mais notícias sobre Carros aqui.
Mobi e Kwid
Historicamente, a disputa pelo posto de carro mais barato do Brasil é travada entre o Fiat Mobi e o Renault Kwid. O primeiro, fabricado em Betim (MG), encerrou 2023 no topo desse ranking. Porém, como em 2024 a legislação brasileira passou a exigir a oferta de controle eletrônico de estabilidade, a Fiat reajustou o preço do modelo em R$ 2 mil, para R$ 71.990. Com isso, a versão de entrada do Renault Kwid, a R$ 71.190, voltou a ser a mais em conta – até o início da promoção da Citroën C3.
De acordo com a Renault, o compacto tem motor 1.0 flexível de até 71 cv e 10 mkgf, com etanol, e câmbio manual de cinco velocidades. O consumo, segundo dados divulgados pelo Inmetro, é de 10,9 km na cidade e 15,5 km na estrada com um litro de combustível.
Na lista de itens de série há os novos controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção com assistência elétrica e quatro air bags. Monitoramento de pressão dos pneus, rádio com entrada USB e Bluetooth, além de sistema Start&Stop e luzes de LEDs de uso diurno completam o pacote.
74 cavalos
O Fiat Mobi tem o conhecido motor 1.0 8V Fire – é o único carro da Fiat que ainda usa esse três-cilindros. Segundo a marca, são até 74 cv e 9,7 mkgf com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas e o consumo médio é de 10 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina.
Na lista de equipamentos de fábrica do modelo há direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas e vidros dianteiros e travas elétricos. Além disso, traz o controle de estabilidade, que até então era vendido como opcional por R$ 700.
Depois vem o Peugeot 208, que, na versão Like, está saindo a R$ 73.990. Porém, esse preço é promocional – a tabela “cheia” parte de R$ 89.990. O hatch é feito na Argentina. Tem motor 1.0 de 75 cv e 10,7 mkgf, com etanol, e câmbio similar ao dos rivais.