Goleiro juiz-forano comemora destaque na Copinha
João Caniato avançou com o XV de Jaú até o mata-mata do principal torneio de base do Brasil
O goleiro juiz-forano João Caniato foi notícia em diversos portais brasileiros ao parar o ataque do Internacional na vitória surpreendente do XV de Jaú sobre os gaúchos na Copa São Paulo de Futebol Júnior, por 2 a 1, no último dia 9. A campanha da equipe paulista na Copinha, com direito a um surpreendente primeiro lugar no grupo que também tinha o Colorado, acabou com a eliminação nos pênaltis para o CRB, na sexta-feira (12). Agora, Caniato volta as atenções para o futuro como atleta, ainda sem destino definido.
A campanha do XV de Jaú na fase de grupos da Copinha foi irretocável, com três vitórias em três jogos. Além do Internacional, o time paulista superou também o Velo Clube e o Santa Cruz de Riachuelo, antes de ser eliminado pelos alagoanos na fase seguinte. A vitória mais marcante, entretanto, foi mesmo sobre o Colorado, como confirma João Caniato. “A gente sempre tem como o jogo mais difícil o próximo. Mas o Inter, até por ser o terceiro maior vencedor da Copinha, é um dos maiores clubes do Brasil e a gente sabia que seria uma dificuldade enorme enfrentar o time deles”, conta.
A vitória por 2 a 1 sobre o Inter foi construída com todos os gols na primeira etapa. No segundo tempo, entretanto, o time gaúcho foi com tudo para o campo de ataque para buscar o empate que daria a liderança do grupo ao Colorado. As intervenções do goleiro juiz-forano, então, mantiveram o triunfo nas mãos da equipe do interior de São Paulo. “O professor foi muito inteligente na estratégia para o segundo tempo, nós soubemos sofrer e conseguimos fazer um bom segundo tempo para sairmos vitoriosos e com a liderança do grupo”, avalia Caniato.
Na fase seguinte, veio a eliminação para o CRB nos pênaltis, apesar de o goleiro juiz-forano ter defendido duas cobranças dos alagoanos. O adversário avançou, inclusive, eliminando o Fortaleza na fase seguinte. A trajetória deixou, em Caniato, uma sensação de que o XV de Jaú poderia ter avançado mais na competição. “Contra o CRB, tivemos chances de ganhar o jogo com a bola rolando”, lamenta. “A gente acaba pensando que poderia ter eliminado o CRB e passado também do Fortaleza para enfrentar o Corinthians agora. Mas Deus tem o caminho certo para todos nós, às vezes a gente não entende, mas está tudo nas mãos Dele”, confia.
Torneio com grande visibilidade
O arqueiro do XV de Jaú teve sua segunda chance de disputar a Copinha. Antes, Caniato esteve no elenco do Itapirense que jogou a competição em 2022, mas não chegou a entrar em campo. Apesar de considerar que poderia ter alcançado voos maiores no torneio, o juiz-forano lembra que o elenco da equipe paulista é jovem e que a boa campanha pode abrir portas para os companheiros. “Acho que a gente aparecer para outros clubes e para o próprio clube no profissional, só acontece quando fazemos uma boa campanha, como fizemos. Tenho certeza que vão ter meninos que vão sair para outros clubes e vão ter meninos que vão ter chances no profissional (do XV de Jaú)”, reflete.
Para ele, outro fator importante foi o apoio recebido de amigos e familiares que viram de Juiz de Fora a boa campanha. “Várias pessoas de Juiz de Fora estavam acompanhando e torcendo por mim, minha família vendo os jogos pela televisão. É muito gratificante passar por isso que estou passando. Mas é tudo com muito trabalho”, afirma.
Futuro indefinido
Com o término da participação na Copinha, Caniato agora aguarda a definição de seu futuro. Isso porque o contrato dele com o XV de Jaú está na reta final e o goleiro ainda não sabe se vai renovar. “Eu tenho vínculo com o XV, que não está tão longe de vencer, mas essa parte eu deixo para meu empresário e para a diretoria”, resume o atleta. À reportagem, o jogador afirmou também que, até o momento, não recebeu sondagens de outras equipes.