C40 Recharge Plus: crossover monomotor
Nova opção do SUV com estilo de cupê é R$ 60 mil mais barata que a com dois motores
A chegada de novas marcas chinesas de carros elétricos ao Brasil, como BYD e Great Wall, vem mexendo profundamente com o mercado. Até mesmo a Volvo, que só oferece veículos eletrificados no país, fez mudanças em suas linhas de produtos. E começa a entregar a versão de entrada do C40, Recharge Plus, com apenas um motor elétrico no eixo traseiro, por R$ 354.950. Vale lembrar que no início do programa de pré-venda, em julho, a tabela era de R$ 314.950.
Embora não seja exatamente uma pechincha, a nova opção do SUV com estilo de cupê é R$ 60 mil mais barata que a com dois motores. Segundo a marca, o C40 de entrada, que é feito na Bélgica, conta com o equivalente a 238 cv de potência e 42,8 mkgf de torque – entregues instantaneamente. Para comparação, o XC40 também teve versão com motor único. Porém, ficava na dianteira e gerava, respectivamente, 231 cv e 33,5 mkgf.
No C40 Recharge Plus, o pacote de baterias tem capacidade de 69 kWh e, segundo a Volvo, autonomia de 475 km no ciclo global WLTP. Pelas regras do Inmetro, o SUV pode rodar 385 km entre as recargas.
No geral, o novo C40 de entrada é praticamente igual às demais versões. Porém, não há itens como som de alta fidelidade da Harman Kardon, câmera de 360 graus, faróis com tecnologia de pixels e rodas de 20 polegadas, por exemplo. No mais, os pacotes são iguais.
Entre os destaques, o SUV traz sistema multimídia com tela de 9″ e funções nativas do Google, painel de instrumentos digital de 12,3″, carregador de celular por indução, teto solar e ar-condicionado de duas zonas. Há, ainda, sistemas de condução semiautônoma, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), com assistente de tráfego e alertas de ponto cego e de mudança involuntária de faixa com correção no volante.
Nas dimensões, o carro tem 4,44 metros de comprimento, 2,70 m de distância entre os eixos, 1,59 m de altura e 1,87 m de largura. Isso se traduz em bom espaço para até quatro pessoas, que contam com saídas de ar e portas USB atrás. Já o porta-malas é de 413 litros.
Sem botão de partida
Assim como no XC40, no C40 não é preciso dar partida no motor. Assim, basta estar com a chave dentro do veículo, afivelar o cinto, colocar o sistema de transmissão em “D” (dirigir) e acelerar. Esse, digamos, minimalismo, será estendido à toda gama da Volvo em breve.
Embora pese 2020 kg, o C40 Recharge Plus é bom de guiar. Há boa oferta de força tanto em arrancadas quanto em ultrapassagens. Além disso, o SUV é confortável e roda suave no dia a dia. O “one pedal” permite dirigir usando apenas o pedal do acelerador e simplifica a condução, mas requer alguma adaptação. Isso porque o sistema de regeneração de energia atua no nível máximo e, ao tirar o pé, a redução de velocidade é brutal e pode assustar.
O senão do C40 com motor apenas atrás é que a dianteira ficou muito leve e deixou a suspensão um tanto desequilibrada e barulhenta. Dependendo do tipo de piso, a “bateção” é tamanha que dá até sensação de fragilidade, como se algo fosse desmontar a qualquer momento enquanto o carro está em movimento.