Módulo II do Mineiro: veja as equipes classificadas para o campeonato

Tupi tem vaga assegurada e deve ser único representante de JF na divisão de acesso do estadual


Por Tribuna

29/11/2023 às 07h31

medalha modulo ii by cris mattos fmf editada
Doze times têm vagas asseguradas na próxima edição do torneio (Foto: Cris Mattos/FMF)

No último domingo (26), foi encerrada a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2023, que promoveu o Mamoré, como campeão, e o Valeriodoce ao Módulo II do estadual. Com a promoção da dupla, todas as vagas da edição de 2024 da divisão de acesso estão preenchidas. O Tupi, inclusive, deve ser o único representante de Juiz de Fora na competição, ainda que o Galo Carijó não tenha confirmado a participação. 

A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não definiu a data de início da próxima edição do Módulo II. Neste ano, a competição começou em abril, assim como em 2022. Os dois últimos anos também mantiveram o mesmo formato de disputa, com 12 equipes jogando entre si em turno e returno, com a decisão dos vencedores sendo decidida em um hexagonal final.

Da última edição da divisão de acesso, URT, Betim, Boa Esporte, Aymorés, Varginha, North, Nacional de Muriaé e Tupi permaneceram para a próxima temporada. Da elite mineira, caíram Democrata e Caldense. As duas vagas restantes, então, vieram da Segunda Divisão, com Mamoré e Valeriodoce se credenciando a jogar o Módulo II.

Futebol juiz-forano em baixa

A edição de 2023 do Módulo II ficou marcada, para Juiz de Fora, pelos resultados ruins dos times da cidade. O Tupynambás, que figurou no pelotão que disputou o acesso para a elite nos anos anteriores, foi rebaixado com antecedência para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, competição em que terá como rival o Villa Real. 

Já o Tupi não conseguiu decolar na competição e ficou apenas uma posição acima da zona de rebaixamento, distante de brigar por vaga no hexagonal final. O clube, inclusive, ainda não confirmou a participação no Módulo II do ano que vem, mesmo que tenha direito a uma vaga no certame. Em entrevista recente à Tribuna, no entanto, um dirigente do Galo Carijó informou que o clube iria fazer todos os esforços para disputar o estadual. Juiz de Fora não tem um clube na Primeira Divisão estadual desde 2020.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.