Presídio de Bicas avalia suspensão de visitas a detentos

Análise acontece após revolta de aprisionados; porta de cela teria sido derrubada e outras estruturas danificadas


Por Pâmela Costa

07/11/2023 às 12h52

O presídio de Bicas virou cenário de tensão no último sábado (4), quando detentos iniciaram uma manifestação dentro das celas da unidade. Por conta disso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estuda a possibilidade de suspensão das visitas durante o próximo final de semana.

De acordo com nota enviada pela pasta, a subversão teria sido iniciada por detentos de três celas, que gritavam e proferiam chutes. Uma das portas chegou a ser derrubada durante a ação, contudo, policiais penais mantiveram os aprisionados no local.

Um colchão teria sido passado pelas grandes e, em seguida, incendiado e jogado no pátio da instituição. Outros objetos também foram arremessados, como pedras retiradas das paredes e jogadas contra os policiais penais. Diante da situação, a direção do local chamou por reforços.

“Os detentos foram realocados para outras celas para a realização de limpeza e avaliação dos danos ao patrimônio”, esclareceu a Sejusp, à medida em que também destacou que um procedimento administrativo para apurar o ocorrido será instaurado. De antemão, o órgão de segurança garantiu que os presos envolvidos na ação irão ser submetidos ao Conselho Disciplinar, estando sujeito a sanções.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.