Chapa “Tupi para todos” vence eleição com 88 votos

Grupo liderado pelo atual presidente, Eloísio Pereira de Siqueira, o Tiquinho, irá comandar o Tupi no triênio 2024-2026


Por Bruno Kaehler e Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

09/10/2023 às 12h37- Atualizada 09/10/2023 às 16h24

tiquinho tupi foto fernando priamo arquivo tm
Tiquinho deverá ser reeleito presidente do Tupi (Foto: Fernando Priamo / Arquivo TM)

A chapa “Tupi para todos”, encabeçada pelo atual presidente carijó, Eloísio Pereira de Siqueira, o Tiquinho, venceu a eleição do Conselho Deliberativo carijó para comandar o clube no triênio 2024-2026. O pleito foi realizado no último sábado (7), na sede social alvinegra, na região central de Juiz de Fora e contou com chapa única. As informações foram confirmadas à Tribuna pelo atual mandatário do Conselho Deliberativo do Tupi, Jarbas Raphael Cruz, que afirmou que o grupo eleito recebeu 88 votos em processo sem concorrência. “As inscrições (de chapas) se encerraram no dia 27, somente com a Tupi para todos”, explicou. Foram 115 sócios aptos a votar, mas o restante não compareceu ao pleito.

O grupo eleito ainda tomará posse e definir o comandante do Executivo. No entanto, como Jarbas antecipa, Tiquinho deverá cumprir mais um mandato à frente do Alvinegro de Santa Terezinha. “A princípio, o Tiquinho deve ser o candidato, mas ele deve formalizar esse pedido ao Conselho.”

Ascensão de Tiquinho no Tupi

Tiquinho, 46 anos, era vice-presidente financeiro do Tupi na última gestão, inicialmente comandada por José Luiz Mauler Júnior, o Juninho (no triênio 2020-2022). No entanto, com a saída de Edemir Miranda, o Alemão, da vice-presidência executiva do clube, Eloísio Pereira herdou a função. Mais tarde, em outubro de 2021, o então presidente Juninho seria licenciado da função e, em dezembro do mesmo ano, excluído do quadro de sócios do Galo Carijó em função das investigações da Polícia Civil iniciadas com foco na gestão da base do clube, mas que se estenderam para a administração geral da agremiação esportiva. Desta forma, por sucessão prevista no estatuto, Tiquinho assumiu a presidência do Tupi, com mandato estendido até o término de 2023.

Antes da saída de Juninho, em abril de 2021, o então presidente havia obtido a aprovação, junto ao Conselho Deliberativo, da extensão de seu mandato em um ano, diante das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada de maneira unânime pelos presentes em Assembleia Geral Extraordinária e, com Tiquinho no comando, o novo prazo de fim do mandato foi mantido para o fim de 2023.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.