BMW i7 impressiona pelo luxo e anda como esportivo
BMW i7 tem dois motores elétricos, sendo um cada eixo, e, portanto, a tração é nas quatro rodas. Assim, dizer que ele se comporta como se estivesse sobre trilhos não é exagero
Recentemente, a BMW foi apontada como a marca premium mais bem posicionada em relação à eletromobilidade. Trata-se do reconhecimento do esforço da empresa alemã para eletrificar seus carros, como o recém-lançado i7. A bordo, o sedã do tipo limusine BMW i7, tabelado a R$ 1.282.950, é puro luxo e requinte.
Para demonstrar todo o refinamento do i7, a BMW mandou um motorista buscar o jornalista em casa para uma espécie de dia de “rock star”. Assim, desfrutamos da parte de trás, onde há TV de 31 polegadas e, do lado direito, o assento que lembra uma poltrona de classe executiva de aviões é reclinável, tem ventilação, aquecimento e massageadores. Depois, ao volante pudemos comprovar que, a despeito dos 5,4 metros de comprimento, o sedã acelera como um esportivo.
Afinal, o carro tem dois motores elétricos, sendo um cada eixo, e, portanto, a tração é nas quatro rodas. Assim, dizer que ele se comporta como se estivesse sobre trilhos não é exagero. Além disso, a potência total, equivalente a 544 cv, é mais do que suficiente para dar fôlego ao sedanzão de 2.750 kg. Com 3,21 m de distância entre os eixos, o espaço para os ocupantes, sobretudo atrás, é enorme. Para comparação, são 51 cm a mais que num Toyota Corolla, por exemplo.
Aliás, o requinte no i7 xDrive60 (nome completo da versão avaliada), começa pela abertura das portas. Basta tocar um botão na extremidade da maçaneta (as quatro são embutidas, para melhorar a aerodinâmica), para o acionamento ocorrer automaticamente. Nessa hora, é preciso se afastar da área de abertura para evitar que, por segurança, o processo não seja interrompido. Feito isso, a grande cabine se apresenta totalmente forrada com materiais nobres e agradáveis ao toque. O padrão é muito acima do da maioria dos carros de luxo vendidos no mercado brasileiro.
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Tela de 31,3 polegadas
No assento, o passageiro se depara com uma enorme e exclusiva tela de 31,3″ com resolução 8K. Os rivais Audi RS e-tron GT quattro, a R$ 1.103.990, e Mercedes-Benz EQS Sedan tabelado a R$ 1.399.900 não oferecem nada nem parecido com isso.
Na sala de cinema sobre rodas, o serviço Amazon Fire TV nativo garante acesso à várias opções de streaming. Para garantir a boa qualidade das imagens, a BMW oferece um pacote mensal de 20 GB de dados, bem como conexão 5G.
A tela é sensível ao toque, mas também pode ser acionada por meio de duas outras telas, de 5,5″ cada, localizadas nos puxadores das portas. Elas também controlam os ajustes do ar-condicionado, das persianas dos vidros e da poltrona. Isso inclui a inclinação, que funciona quando não há ninguém sentado no banco dianteiro do lado direito.
No sedã de luxo da BMW, há até sistema de som com potência de 2 mil watts da Bowers & Wilkins, que também equipa os carros da Rolls-Royce. Afinal, a britânica faz parte do grupo alemão. Por sua vez, o teto solar pode ser personalizado e projetar formas geométricas que dão um charme à noite.
As ótimas suspensões filtram de forma eficiente as imperfeições da via e garantem alto nível de conforto. Da mesma forma, o silêncio a bordo também é digno de elogios.
Depois, passamos ao banco do motorista em um trajeto entre Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, até a capital. No trajeto, de cerca de 50 km, o comportamento do carro foi exemplar.
Tudo no BMW i7 tem regulagens elétricas. É o caso dos bancos e do volante, por exemplo. Bem como dos modos de condução que, ao serem selecionados, mudam também a iluminação da cabine e produzem ruídos para agradar os fãs de motores a combustão.
No painel dianteiro, chamam a atenção as saídas do ar-condicionado, que ficam escondidas, e ausência de botões físicos. Tudo é controlado por toques na tela e também por meio de comandos de voz.
O quadro de instrumentos é uma tela de 12,3″ que forma uma única peça com a do sistema multimídia. Entre várias soluções, há até mapas do navegador GPS projetados por meio de realidade aumentada. Na dianteira, os destaques são as luzes de LEDs de uso diurno feitas com cristais. Assim como a grade com comando ativo, cujas aletas se abrem e fecham automaticamente para ajudar a resfriar as baterias.
Conforme a BMW, i7 xDrive60 pode acelerar de 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Não se trata exatamente de uma comparação, mas um Porsche 911 GT3 RS, ou seja, um carro de pista homologado para rodar nas ruas, leva 3,2 segundos para cumprir a tarefa.
Contribui com o sedã da BMW o fato de os motores elétricos entregarem, instantaneamente, todos os 75,9 mkgf. Como estávamos em vias públicas, não deu para chegar nem perto da velocidade máxima que, de acordo com a fabricante alemã, é de 240 km/h.
Pelas normas do Inmetro, a autonomia do BMW i7 é de 479 km. Deve ser, pois no fim do nosso trajeto o sistema indicava que ainda havia 50% de carga nas baterias, cuja capacidade é de 101,7 kWh. Assim, facilmente daria para rodar mais 200 km.
Largão
O i7 tem itens como suspensão pneumática e eixo traseiro direcional. Porém, como a largura é de 1,95 metro, o sistema de correção de volante que o mantém na faixa quase enlouquece. Há ainda frenagem automática de emergência e controle adaptativo de velocidade e de estacionamento pelo celular, de fora do carro. Mas, se você ficou interessado terá de esperar. Todos as 16 unidades do BMW i7 destinadas ao Brasil já têm dono.
LEGENDA: SEDÃ BMW, do tipo limusine, é tabelado a R$ 1.282.950
CRÉDITO: Divulgação/BMW
Ficha técnica
BMW i7 xDrive60
Preço sugerido: R$ 1.282.950
Motor: 2 elétricos
Potência: 544 cv
Torque: 75,9 mkgf
Baterias: íons de lítio 101,7 kWh
Autonomia: 479 km
Comprimento: 5,39m
Largura: 1,95m
Entre-eixos: 3,21m
FONTE: BMW