Funalfa reúne fotos para exposição no Dia da Consciência Negra

A proposta é que seja feito um painel de imagens que reverenciem a presença negra na composição social de Juiz de Fora


Por Tribuna

20/09/2023 às 07h31

A Funalfa está reunindo fotos para a mostra ‘Deu Preto na Memória’, que busca apresentar imagens de pessoas negras em Juiz de Fora, registradas até o dia 31 de dezembro de 1979. A proposta é que seja feito um painel de imagens que reverenciem a presença negra na composição social do município, destacando sua força produtiva e peculiaridades da cultura de matriz africana. A convocatória faz parte da programação de Novembro Negro, e a exposição será inaugurada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, no Espaço Cidade ( Avenida Rio Branco 2.234, Centro).
A participação é aberta a todas as pessoas, e podem ser enviadas fotos coloridas, colorizadas ou em preto e branco, de fotógrafo amador ou profissional. Os indivíduos interessados podem entregar as fotografias impressas, que vão ser devolvidas posteriormente para eles, ou encaminhá-las por e-mail de forma digitalizada. Para a seleção, cada pessoa pode apresentar até cinco fotos. As demais regras de participação da convocatória podem ser conferidas no Edital.

Para entregar as fotos em papel, é preciso ir até a sede da Funalfa, no Paço Municipal (Avenida Rio Branco 2.234, Centro) no Departamento de Dinâmicas Culturais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As imagens digitalizadas, por sua vez, precisam ser enviadas com resolução mínima de 300 DPIs através do e-mail: [email protected].

A seleção para a mostra vai ser feita por uma equipe de curadoria, coordenada pelo fotógrafo Fábio Domingues, que irá selecionar as 40 fotos que vão compor a mostra. “A exposição ‘Deu Preto na Memória’ será um dispositivo emocional capaz de provocar o pertencimento ancestral, criando referências históricas e de memória”, afirma o Fábio.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.