Fim de vagas de estacionamento na Av. Itamar Franco é debatido

Secretaria de Mobilidade Urbana quer dar amplitude em trecho da via para melhorar o tráfego; comerciantes temem impactos nos negócios


Por Davi Carlos Acácio

11/09/2023 às 18h25- Atualizada 11/09/2023 às 18h31

VAGAS ESTACIONAMENTO ITAMAR FRANCO Felipe Couri 5
Segundo secretário de trânsito, carros estacionados na via impactam o trânsito, o que teria motivado mudança (Foto: Felipe Couri)

O possível fim de vagas de estacionamento na Avenida Presidente Itamar Franco, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira, foi discutido na última semana na Câmara Municipal, quando a Comissão de Urbanismo, Transporte e Acessibilidade da Câmara recebeu representantes dos comerciantes da Itamar Franco e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Presente na reunião, o secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, informou que a decisão da intervenção foi tomada após muitos estudos, porém é importante se “debruçar sobre o assunto”, a fim de atender interesses de todos os envolvidos. “Por dia são realizadas 404 viagens de transporte coletivo no trecho, no sentido Centro-Bairro. É uma via arterial da cidade, e carros estacionados impactam diretamente no trânsito”, ressaltou o secretário ao site da Câmara.

O grupo dos comerciantes, por sua vez, demonstrou preocupação com a possibilidade de extinção dos estacionamentos e isso impactar diretamente nos negócios. “O consumidor não gastaria com estacionamento privado para fazer uma compra rápida”, argumentaram. Foi sugerido ainda, pelo grupo, a retirada do canteiro central como solução para o aumento da via. O vereador Sargento Mello Casal, que também participou do encontro, pontuou que a decisão “envolve muitas vidas, o pessoal está desesperado e, por isso, queremos o diálogo, mas feito com calma, ouvindo todas as partes”.

Ao final do encontro, o secretário de Mobilidade Urbana afirmou compromisso de avaliar as sugestões dos comerciantes, e uma nova conversa foi marcada para a sexta-feira (15).

LEIA MAIS: Preço da Área Azul será reajustado a partir de sábado em Juiz de Fora

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.