Matheus Mazzei busca bicampeonato do Rally dos Sertões
Juiz-forano defende o título e almeja disputar competições no exterior
O Rally dos Sertões, principal competição de rally das Américas, começa nesta sexta-feira (11), com largada em Petrolina, em Pernambuco, e encerramento no município de Cruz, no Ceará. A prova, que possui quase quatro mil quilômetros, terá oito etapas e nove dias de duração. O atual campeão é o juiz-forano Matheus Mazzei, que forma dupla com o piloto Rodrigo Varela. Agora, o navegador de Juiz de Fora vai em busca da manutenção do título na tradicional disputa.
Para a edição deste ano, Matheus irá repetir a parceria vitoriosa de 2022 com Rodrigo pela equipe Varela Can-Am Monster Energy. De acordo com Mazzei, o entrosamento dos dois acontece pela união da principal característica de cada. “O que faz a gente ser uma boa dupla é porque o Rodrigo é muito rápido e, ao mesmo tempo, também é calmo. E eu sou um navegador extremamente calmo quando eu estou navegando, consigo dosar com ele o ritmo de prova”, explica o juiz-forano.
O desenvolvimento da sintonia da dupla também acontece durante a disputa de outras provas. Mazzei e Varela utilizaram outras competições com percursos diferentes para se prepararem para o Rally dos Sertões, já que os competidores só têm acesso ao trajeto 30 minutos antes da largada. O navegador avalia de maneira positiva esse período. “Foi uma boa preparação para o Rally dos Sertões deste ano, já que não tem como treinar no percurso exato da prova”.
Maior responsabilidade
Matheus Mazzei entende que ser o atual campeão traz uma pressão para si próprio, mas também traz o entendimento de que pode conquistar novamente o campeonato. Além disso, o navegador admite que seu currículo vencedor impõe respeito sobre seus adversários. “Em 2021, quando eu fui vice-campeão, eu cheguei lá completamente desconhecido, e esse resultado abriu várias portas. E eu não cheguei ali à toa, soube fazer o meu trabalho. Isso é importante e acaba tendo, sim, um respeito maior dos meus concorrentes”, acredita.
Objetivos na prova
O principal objetivo de Matheus no Rally dos Sertões, obviamente, é o bicampeonato da competição. Mas além do primeiro lugar, Mazzei espera fazer uma prova sem percalços. “Espero fazer uma prova muito limpa, sem problemas, sem quebras e que tenha segurança para todos os competidores. (…) Conseguindo bons resultados, quem sabe começamos uma preparação para correr um rally fora do país”, projeta o navegador.
A “Copa do Mundo do Rally”
Mesmo já tendo sido campeão do maior rally das Américas, Matheus alimenta um sonho de participar da maior prova do mundo: o Rally Dakar. “Esse é o sonho de qualquer piloto e navegador. Pela proporção que é a competição, é como se fosse a ‘Copa do Mundo do rally’. É o maior evento off-road do mundo, e é um sonho de criança, que se tornou de um adulto, e estou lutando pra realizar esse sonho”, almeja Mazzei.