Francisco Lima e Cida Rosa vencem a Corrida da Fogueira

Realizada no sábado, prova contou mais de 2.500 atletas


Por Vinícius Soares, estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

24/07/2023 às 16h16

francisco fogueira by hugo keyler rumo certo
Prova masculina teve apenas quatro segundos de diferença entre o vencedor e o segundo colocado (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

No último sábado (22), aconteceu a 74ª edição da Corrida da Fogueira, em Juiz de Fora. A prova, que teve como largada a Praça do Bom Pastor, possui 7km de extensão e foi vencida por Francisco Lima na categoria geral masculina, e por Cida Rosa, no geral feminino. Além destas, a Corrida da Fogueira também contou com um percurso de 3,5 km de caminhada, a “Fogueirinha”, prova para crianças, e categorias para pessoas com deficiência.

cida fogueira by hugo keyler rumo certo
“Foi maravilhoso, o pessoal gritando meu nome no percurso”, afirma Cida (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Cida, que conquistou o primeiro lugar com o tempo de 28min41s, disputou sua terceira Corrida da Fogueira. A primeira vez foi em 2019 e, em 2022, a atleta ficou em terceiro lugar. Neste ano, Rosa conta que se lesionou pouco antes da prova, mas conseguiu se superar para vencer. “Eu me contundi na quarta-feira, mas, graças a Deus, deu tudo certo e corri sem dor. Baixei meu tempo em quase dois minutos em relação ao ano passado. Durante a corrida, eu não pensei, só fui e pedindo a Deus que chegasse logo e bem. Foi maravilhoso, o pessoal gritando meu nome no percurso, torcendo por mim, foi demais”, relata a corredora da equipe Nativos.

Na categoria geral feminino, o pódio foi completado por Elisabete Sabino, que ficou em segundo lugar, com o tempo de 29min27s; e por Maria Célia Gonçalves, que ficou em terceiro, com o tempo de 29min41s.

Francisco, por sua vez, entrou na corrida com a responsabilidade de ser o atual campeão. Com o tempo de 22min52s, o atleta subiu novamente ao lugar mais alto no pódio, e analisou seu desempenho durante a corrida. “Consegui acertar a tática dentro da prova e acabei vencendo por uma margem pequena (quatro segundos). Isso me deixa ainda mais feliz e grato por ter conseguido vencer, já que foi uma prova muito disputada”, avalia o bicampeão da competição.

No masculino, o pódio ainda teve Luan de Oliveira, com o tempo de 22min56s, no segundo lugar; e Wadson Donato, completando a corrida em 24min50s, em terceiro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.