Primeira Superlua de 2023 poderá ser vista nesta segunda-feira

Lua está mais próxima da Terra, aparentando estar maior e mais brilhante; saiba a partir de que momento observar


Por Tribuna, com informações do UOL

03/07/2023 às 11h17

A primeira Superlua de 2023, fenômeno caracterizado pela maior proximidade da Lua com a Terra, acontece nesta segunda-feira (3). Durante a noite, o satélite natural vai parecer mais brilhante e mais brilhante. A expectativa é de que o fenômeno fique aparente a partir das 17h41.

Para observar, é preciso olhar para a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo. O melhor momento é a primeira hora após o surgimento da Lua, já que ela estará mais baixa. Neste período, é possível que a Lua apresente também variações de tonalidade, como amarelada, alaranjada e até avermelhada.

Porém, segundo o Inmet, a previsão é de que o céu esteja com muitas nuvens entre o fim da tarde e o início da noite desta segunda em Juiz de Fora, o que pode atrapalhar um pouco a visualização do fenômeno. Uma dica é buscar observar o fenômeno em uma região com menos prédios.

Neste domingo, o satélite já aparentava estar maior e mais brilhante. Apesar de apenas nesta segunda acontecer o fenômeno da Superlua de forma oficial, com o início da Lua Cheia, na terça-feira também será possível observar o satélite de forma diferente.

Esta será a primeira de uma sequência de quatro Superluas até setembro. Em agosto, o fenômeno acontece duas vezes, sendo que a segunda é chamada de Superlua azul.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.