Gestão de Pessoas aliado à Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho
O significado da palavra gestão se refere à administração, à gerência, direção. Ao aplicarmos esta definição tanto na área de pessoas quanto na área de saúde e segurança, conseguimos cercar tudo o que compreende as necessidades que tange o contexto do trabalho.
Gerir pessoas não envolve, somente as ações relacionadas aos subsistemas de RH, como a exemplo recrutamento, seleção, treinamento, capacitação, entre outros, trata-se de uma parte muito importante e necessária nas empresas, mas que de fato completa tantas outras práticas e departamentos. O foco do profissional atuante nesta área deve estar nas pessoas em sua totalidade o que compreende em muito a saúde e a segurança destes profissionais, oportunizando um ambiente adequado ao trabalho, tanto em questões físicas quanto psicológicas.
Trazemos como objetivo de Gestão de Pessoas somado à Segurança do Trabalho um conjunto de conhecimentos e ações que promovem o bem-estar e a proteção do colaborador. Dessa forma, a gestão de pessoas na segurança do trabalho garante a preservação da saúde do funcionário, sendo uma via onde o ganho é duplo, aos profissionais proporcionar condições humanitárias ao trabalho e ao empregador contribuição nos objetivos econômicos da empresa, uma vez que, a favorabilidade da empresa seja cada vez mais evidente a mesma ganha reconhecimento e confiança, por parte daqueles que a buscam como oportunidade de atuação, quanto parcerias e investimentos o que gera bons resultados em nível econômico. Um eventual acidente traz consequências negativas não apenas por um provável danos à imagem da empresa perante o mercado e os próprios funcionários, mas também pelos custos com um possível afastamento, cobertura de despesas médicas, treinamento de um substituto, atraso na produção ou até mesmo dano a equipamentos.
Colaboradores bem gerenciados na segurança e nos demais aspectos são mais satisfeitos e motivados sendo estes um dos vários benefícios da gestão de pessoas na segurança incluindo menos risco de doenças, distúrbios emocionais, a promoção de ambiente mais agradável e mais produtividade.
É compreendido que a Gestão de Pessoas é suporte às Lideranças e Gestores da organização como um todo dessa forma a segurança é importante na gestão e como envolve saúde e proteção, deve ser aplicado com bastante conhecimento por parte dos gestores, tornando-se elos nas definições e aplicações das ações propostas visando o bem estar coletivo.
As ações voltadas para a segurança do trabalho devem ser realizadas independente do segmento e do porte da empresa, agir de forma preventiva é o que irá contribuir para o reconhecimento dos colaboradores quanto a importância que possuem perante a organização. Não importa a amplitude da empresa, onde há pessoas, há a necessidade da gestão de segurança, pois a saúde de todo ser humano é digna de cuidado e proteção.
Dentre estas ações podemos listar:
O cuidado com as normas de segurança
A aplicação das normas de segurança do trabalho deve ocorrer de maneira consciente e precisa. Deve ser uma prioridade. O não zelar pelas normas de segurança é um risco constante, pois elas existem para proteger o funcionário e sua saúde;
Divulgação, Conscientização e Reforço das normas
A melhor maneira de garantir a segurança do trabalho é a conscientização. Explicar aos funcionários porque devem ficar atentos, quais são as normas a serem seguidas, os motivos pelos quais são importantes e como ajudam a prevenir problemas graves é muito importante. Essa conscientização pode ser feita com palestras, treinamentos, rodas de conversa e distribuição de informativos;
Promover a capacitação dos Colaboradores
Funções diferentes têm requisitos distintos e precisam ser desempenhadas da maneira correta para garantir a segurança do trabalhador. Promover uma capacitação adequada é necessário para assegurar não somente que todos os envolvidos no trabalho tenham consciência de como desempenhar suas funções, mas para que saibam proteger a si e aos colegas de eventuais riscos;
Promova o Diálogo Diário de Segurança (DDS)
Conversas curta e rotineira, de mais ou menos 15 a 20 minutos para se ter com os trabalhadores, tratando assuntos sobre a segurança no ambiente de trabalho, com objetivo de criar oportunidades para que os funcionários discutam questões de segurança, identifiquem riscos e desenvolvam em conjunto com a Gestão de Pessoas e Saúde e Segurança soluções para prevenção de acidentes;
Gerencie as ações apontadas nos documentos referentes à Saúde e Segurança do Trabalho
Documentos como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) são alguns que apontam de forma assertiva, mediante ao levantamento feito por profissionais o que deve ser feito no âmbito organizacional, setorial e funcional para prevenção da saúde e segurança do colaborador;
Invista em EPI’s e EPC’s
As aquisições de equipamentos de proteção individual e coletiva são investimentos relevantes à promoção de uma cultura de cuidado com os profissionais e não custos.
Também é válido ressaltar que uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários consegue transmitir uma imagem sólida de responsabilidade social. Isso é benéfico tanto para o time quanto para ela própria.
Por isso, atrelar a gestão de pessoas e segurança do trabalho é a melhor maneira de garantir não somente o cumprimento das normas regulamentadoras (NR) e legislações trabalhistas como também, de fato, coordenar a equipe, envolvê-la e ensiná-la a zelar pelos colegas.
A importância para o tema é de grande valia, ter esse olhar aprofundado para a equipe e suas necessidades, não somente físicas ou de equipamentos, mas em especial a visão global da presença dos profissionais no local de trabalho e em especial oferecer condições seguras para o retorno aos lares de forma segura, saudável e completa.