Segundo lote de restituição do IR estará disponível para consulta a partir de sexta-feira

No dia 30 de junho, o valor vai estar como crédito bancário aos contribuintes contemplados


Por Tribuna

21/06/2023 às 19h00- Atualizada 21/06/2023 às 19h11

A partir de 10h da manhã desta sexta-feira (23), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 estará disponível para consulta, na página da Receita. Ao todo, 5.138.476 contribuintes que têm prioridade serão beneficiados com o montante de R$ 7,5 bilhões, que estará acessível para saque no dia 30 de junho.

O público contemplado neste lote é formado por contribuintes idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o Magistério. Também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores e pessoas que, embora não tenham prioridade legal, entraram nesse grupo por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Em Juiz de Fora, 22% dos contribuintes optaram pelo Pix. Além disso, 26% das declarações entregues no município foram feitas utilizando a declaração pré-preenchida. Ainda segundo dados fornecidos pela Receita Federal, mais de 138 mil declarações foram recebidas na cidade e 56,71% desses contribuintes têm direito a restituição.

Para verificar se está contemplado neste lote, o contribuinte pode consultar a situação da declaração por meio do site da Receita. Também é possível verificar se existe alguma pendência e providenciar a retificadora.

O pagamento dos respectivos valores serão feitos nas contas informadas na declaração. Caso a conta tenha sido desativada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil pelo prazo de um ano. Outros recursos são cabíveis após esse tempo, como a requisição pelo portal e-CAC, no site da Receita.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.