Receita Federal recebe mais de 138 mil declarações de Imposto de Renda em JF

Município foi o quarto maior do estado em número de documentos entregues


Por Leticya Bernadete

16/06/2023 às 15h35- Atualizada 16/06/2023 às 15h52

Mais de 138 mil declarações de Imposto de Renda foram entregues em Juiz de Fora à Receita Federal. O município foi o quarto maior em número de documentos entregues em Minas Gerais, ficando atrás apenas de Belo Horizonte (792.415), Uberlândia (192.474) e Contagem (158.774). Em todo o estado, foram mais de 3,9 milhões de contribuintes que enviaram a declaração até o final do prazo de entrega sem cobrança de multa, que se encerrou em 31 de maio. O número de contribuintes que caíram na malha fina não foi divulgado pelo órgão.

De acordo com dados disponibilizados pela Receita Federal, dos mais de 138 mil documentos apresentados em Juiz de Fora, 56,71% têm direito a restituição, enquanto 22,99% têm imposto a pagar e 20,3% não vão pagar, nem receber. Entre aqueles com direito à restituição, 78% optaram por receber via conta, enquanto 22% pelo Pix, meio que garante prioridade nos lotes de recebimento.

Além disso, 88% dos contribuintes juiz-foranos declararam por meio de Programas Geradores de Declaração (PGD), 6% por aplicativo e 7% on-line. Ainda segundo a Receita Federal, 26% das declarações entregues no município foram feitas utilizando a declaração pré-preenchida disponibilizada pela Receita Federal. Os números também apontam que apenas 8% das declarações foram retificadas dentro do prazo de entrega.

Minas

Em todo o estado, foram entregues mais de 3,9 milhões de documentos. Conforme a Receita Federal, o número está 7% acima da expectativa para Minas, que era de 3,7 milhões. Cerca de 59,44% dos contribuintes mineiros serão restituídos, enquanto 20,94% têm valor a pagar e 19,62% não têm impostos para receber ou pagar. Segundo o órgão, 25% das declarações entregues em Minas Gerais foram feitas utilizando a declaração pré-preenchida. Além disso, apenas 7% dos documentos foram retificados dentro do prazo de entrega.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.