Estado recomenda ampliação do público-alvo da vacina contra influenza

Objetivo da medida é reduzir a incidência de infecções respiratórias e contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período


Por Tribuna

12/05/2023 às 20h29- Atualizada 12/05/2023 às 20h32

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou aos municípios do estado a ampliação da oferta da vacina Influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. A recomendação tem relação com a chegada do período sazonal de maior incidência da gripe, com a aproximação do inverno. O objetivo é reduzir os casos de infecções respiratórias e contribuir para a redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período.

A medida, de acordo com o órgão, visa a beneficiar especialmente aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A SES-MG reitera, ainda, a importância da vacinação de gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“Além disso, é recomendado que os registros pelos municípios das doses administradas da vacina influenza nos grupos prioritários atendam a prioridade na inclusão de dados nos sistemas de informação”, afirma a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Dias Gusmão.

Vacinação contra a influenza em Juiz de Fora

Até então, a vacinação contra a influenza em Juiz de Fora contemplava os seguintes grupos: 

  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • pessoas com 60 anos ou mais
  • gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); 
  • trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais; os professores; 
  • pessoas com comorbidades;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; 
  • funcionários do sistema prisional, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas
  • caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e trabalhadores portuários

Com a recomendação do Estado, em breve a Prefeitura de Juiz de Fora deve ampliar a oferta da vacina para toda a população.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.