‘Beau tem medo’, terror da A24, estreia nos cinemas nesta quinta-feira
O filme do diretor Ari Aster, de ‘Hereditário’ (2018) e ‘Midsommar’ (2019), já tem a maior estreia de cinema independente do ano
“Beau tem medo”, terror do estúdio A24, chega aos cinemas, nesta quinta-feira (20). O filme é do diretor Ari Aster, que também foi responsável pelos sucessos “Hereditário” (2018) e “Midsommar” (2019), e que tem sido considerado um dos grandes diretores desse gênero nos últimos anos. O novo longa embarca em uma espécie de odisseia surrealista de um homem para conseguir voltar para a casa de sua mãe – até que descobre um mundo em que há várias figuras, personagens e desafios que parecem acompanhá-lo constantemente. O filme está cercado de mistérios, desde o seu trailer, e não há nada revelado sobre o que Beau sente medo – o que está claro, no entanto, é o sucesso imediato de bilheterias, que fez com que o filme fosse a maior estreia de cinema independente do ano, arrecadando quase R$ 1,5 milhão em exibições apenas em Nova York e Los Angeles.
Como protagonista do longa está Joaquin Phoenix, que, recentemente, ganhou o Oscar de melhor ator por “Coringa” (2019) e que já está filmando a sequência da obra. Como Beau, ele interpreta um homem que é extremamente ansioso e paranoico, e que precisa fazer uma viagem para casa quando sua mãe morre. Nesse caminho, ele é atropelado e passa a ser cuidado por um casal excêntrico, enquanto também tenta descobrir segredos sobre o próprio passado. Ele se sente constantemente vigiado por todos ao seu redor. Com uma direção surrealista, é possível ver, logo no trailer, que as cenas se alteram em diferentes fases da vida do protagonista e que também há trechos do filme que deixam a animação e os efeitos especiais tomarem conta.
O diretor descreve o longa como um retrato íntimo de um dos maiores empresários de todos os tempos, passando por décadas em sua vida. Ele também revelou que as filmagens foram tão intensas que, em determinado momento, Joaquin Phoenix desmaiou. Ele chegou a gravar cenas fortes, que incluíram o seu personagem sendo esfaqueado, baleado, atravessando vidros e sendo atropelado por um carro, mas o desmaio ocorreu justamente em uma cena em que ele não estava atuando, e sim somente acompanhando, e que o foco era a personagem de sua mãe (Patti LuPone).
Enquanto viaja por estradas que nem ao menos aparecem em mapas e enquanto passa por pessoas enlouquecidas, Beau é obrigado a confrontar sua trajetória de forma sinistra, enxergando medos cada vez mais próximos. Apesar de não terem sido divulgadas muitas informações sobre o filme, parte da expectativa está justamente pelo estúdio, A24, que recentemente trouxe “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”(2022) e “Pearl” (2022), que foram também muito elogiados pela crítica especializada.