Adolescente é apreendido por propagação de fake news no Triângulo
Rapaz compartilhou mensagens que confirmavam suposto massacre em escola estadual
Em Fronteira, cidade do Triângulo Mineiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um adolescente suspeito de criar um perfil que disseminava notícias falsas sobre um suposto ataque a uma escola da cidade. O adolescente foi identificado e apreendido.
Os posts circulavam no Instagram e confirmavam o massacre que aconteceria em uma escola estadual. De acordo com o delegado Bruno Salmen, no último domingo (9), logo após o suspeito divulgar a fake news, imediatamente foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos. “Conseguimos identificar a autoria dessas ameaças que, de certa forma, são perturbadoras e, diante dos recentes episódios ocorridos, geram intranquilidade no município de Fronteira.”
No inquérito, a PCMG concluiu que a fake news foi uma bravata. “Ou seja, uma brincadeira de mau gosto feita por um menor de idade. Por questão de legislação, não podemos identificá-lo, mas apreendemos o celular que ele fez a postagem”, finalizou o delegado responsável pelo caso. A informação foi publicada no site do jornal “Estado de Minas”.
Sobre investigações de possíveis suspeitos em Juiz de Fora, a PCMG, junto aos demais órgão de segurança, afirmou que não são divulgados números atrelados a possíveis ameaças a escolas, com intuito de preservar as investigações e a identificação e punição dos autores. Em nota, a corporação afirmou que “está trabalhando em conformidade às atribuições de polícia judiciária, por meio da instauração de inquéritos, com o objetivo de identificar eventuais responsáveis por divulgar mensagens com supostas ameaças envolvendo escolas”.