Operário morre soterrado em obra na casa de prefeito de Matias Barbosa

Um talude de quatro metros de altura teria caído sobre o rapaz que trabalhava na construção de muro de arrimo


Por Davi Acácio e Mariana Floriano, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

30/03/2023 às 12h48- Atualizada 30/03/2023 às 18h08

Um jovem de 22 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (30), vítima de soterramento em uma obra na casa do prefeito de Matias Barbosa. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o rapaz estaria trabalhando no local quando um talude, de aproximadamente quatro metros de altura, caiu sobre ele. A casa, que fica no Bairro dos Sabiás, passava por intervenções para a construção de um muro de arrimo e uma garagem.

Em contato com a Tribuna, o prefeito Carlos Roberto Mendes Lopes (Beto Lopes, PP), confirmou ser o proprietário da casa. Ele afirmou ter comprado o local já com a estrutura da residência e disse que estava dando continuidade à obra. No momento, os trabalhadores estariam reparando parte do muro, que já havia cedido anteriormente por conta das chuvas.

Ainda conforme os bombeiros, quando a corporação chegou ao local, a vítima estava soterrada. Populares tentaram realizar o salvamento até a chegada do Samu. Já segundo a Polícia Militar (PM), os policiais militares que estiveram no local realizaram a escavação com ferramentas até encontrar a vítima.

O homem foi retirado debaixo da terra já em parada cardiorrespiratória. Foram empenhadas duas unidades do Samu, uma delas com médico. Os socorristas tentaram reanimar o rapaz por cerca de 50 minutos, mas não tiveram sucesso. O óbito foi constatado no local.

Os bombeiros fizeram contato com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Matias Barbosa, que compareceu ao local. A equipe do órgão certificou que o terreno apresentava riscos. Por isso, a PM interditou a região onde houve o deslizamento e acionou a perícia da Polícia Civil para que as diligências fossem feitas.

Jovem era de Simão Pereira

O jovem era natural de Simão Pereira, município localizado a 30 quilômetros de Matias Barbosa. A Câmara Municipal da cidade divulgou nota de pesar após a notícia do falecimento. “A Câmara Municipal registra com pesar o falecimento de Arthur Miranda, filho querido de Simão Pereira, que nos deixa tão precocemente”. A Prefeitura de Simão Pereira também manifestou solidariedade à família e aos amigos da vítima. O Executivo chegou a cancelar um evento de confraternização em decorrência da morte.

‘Preocupação é assistência à família’

Em entrevista à Tribuna, o prefeito de Matias Barbosa, Beto Lopes, disse que estava em Brasília participando da Marcha em Defesa dos Municípios quando houve o deslizamento. Ele antecipou sua volta para esta quinta, também por conta do acidente. A previsão é de que ele chegue a Matias Barbosa às 20h. Durante a tarde, ele disse que ainda iria se inteirar sobre o assunto, e afirmou que “a preocupação agora é a assistência à família.”

Questionado sobre a segurança no canteiro de obras, o prefeito afirmou: “Era uma obra comum. O que aconteceu lá é que tinha um muro, e esse muro caiu com as chuvas. Nós estávamos refazendo ele. Eu ia levantar um muro de contenção, aí houve essa fatalidade.”

A Prefeitura de Matias Barbosa também foi procurada e afirmou que, por tratar-se de um bem particular do prefeito, não irá emitir nota.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.