Carnaval termina com seis homicídios na região
Três dos casos aconteceram em Juiz de Fora; crimes violentos, nos 86 municípios, tiveram redução em relação a 2020 e 2019
Seis homicídios foram contabilizados durante os quatro dias de carnaval nos 86 municípios da Zona da Mata cobertos pela 4ª Região da Polícia Militar. Três dos assassinatos aconteceram em Juiz de Fora, onde três jovens, com idades entre 21 e 22 anos foram assassinados. O número total de crimes fatais contra a vida na região é exatamente o mesmo registrado nas festas de Momo nos anos de 2020, 2018 e 2017. Já em 2019 houve apenas um homicídio no período carnavalesco. Os anos de 2021 e 2022 não foram levados em conta na estatística porque não houve folia em decorrência da pandemia.
Neste carnaval 2023 ainda houve três tentativas de assassinato na região. Já os crimes violentos no geral, que também incluem roubos, extorsões, estupros, sequestros e cárceres privados, tiveram queda significativa na 4ª Região: foram 27 ocorrências este ano contra 64 em 2020 e 57 em 2019.
O homicídio que mais chocou em Juiz de Fora foi o de Pedro Emanuel Braz Rezende, 22 anos, esfaqueado em pleno Parque Halfeld, no Centro, durante o Bloco da Benemérita na noite de sábado (18). Segundo o registro policial, o morador de Benfica, Zona Norte, teria sido atacado por outro folião e ficou com as vísceras expostas. Ele chegou a receber os primeiros socorros pela equipe da ambulância contratada pelo evento e foi atendido pelo Samu, mas não resistiu à perfuração no abdômen. O óbito foi confirmado por volta das 22h. O agressor fugiu correndo e dispensou a faca usada no assassinato no jardim de um prédio na Rua Santo Antônio.
Na tarde do sábado, a PM já havia sido acionada para um homicídio no Bairro Jóquei Clube II. Pedro Henrique da Cruz, 21, estava sentado na calçada da Rua Oswaldo Belcavelo com um amigo, quando foi surpreendido por disparos efetuados por ocupantes de um carro. De acordo com o boletim de ocorrência, ele teria sido alvejado por dez tiros de pistola 9mm em várias partes do corpo, como tórax, pernas e nádegas. A motivação do crime não foi esclarecida. Dezessete cartuchos e seis fragmentos de munição foram recolhidos no local, e um jovem, 18, está entre os suspeitos.
Já no domingo, Samuel do Carmo Costa Domingos, 22, foi morto a tiros na Rua Noêmia Egídia dos Santos, no Bairro São Benedito, Zona Leste. Quando os militares chegaram, a vítima estava caída dentro de sua residência, já sem vida. O Samu também esteve presente e confirmou o óbito do rapaz, que tinha uma perfuração no peito e três nas costas. A dinâmica do crime não foi esclarecida, mas o jovem teria entrado correndo na casa após ter sido alvejado. Ninguém foi preso, e todos os casos seguiram para investigação na Polícia Civil.