Santos Dumont e Ewbank da Câmara suspendem aulas até a segunda-feira
Situação ainda é consequência das chuvas que atingiram as cidades nos últimos dias; distrito de Santos Dumont está sem energia elétrica desde terça
A Prefeitura de Santos Dumont comunicou, nesta quinta-feira (9), que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas até a próxima segunda-feira (13). A decisão foi tomada pela Secretaria de Educação local em decorrência dos temporais que atingiram a cidade a partir de terça-feira (7). As chuvas ainda causaram problemas no abastecimento de água e energia elétrica em território sandumonense, as quais ainda não foram completamente retomadas.
Em contato com a Tribuna, a Cemig informou que o distrito de São João da Serra segue sem energia elétrica e que a empresa enviou equipes para restabelecer o fornecimento de eletricidade para o local. De acordo com a nota enviada via assessoria, a prioridade será o atendimento à Copasa, para que o abastecimento de água seja normalizado no município. Na sequência, os demais clientes serão atendidos. A Cemig não informou o total de pessoas afetadas pelo problema, que iniciou ainda na terça.
A Zona Rural sandumonense é a área mais prejudicada pelas chuvas. Conforme mostrou a Tribuna, diversas famílias permaneciam ilhadas na região na tarde de quarta-feira (8). As áreas mais afetadas foram os distritos de Patrimônio da Serra, São João da Serra e Formoso. Uma enxurrada provocada pela chuva de terça fez com que parte da estrada de acesso ao distrito de São João da Serra cedesse. Além disso, a via foi danificada por escorregamento de talude e queda de árvores.
Situação de emergência
As chuvas também motivaram decreto de situação de calamidade e emergência de alto grau de risco na noite desta quarta. Os eventos do carnaval em Santos Dumont, em 2023, também foram cancelados. No decreto, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) reconhece que há danos em todo o município e em distritos próximos, devido às chuvas torrenciais intensas que, em um dia, equivalem ao mesmo que o esperado para vários dias, trazendo consequências severas à cidade.
O documento permite a compra de telhas, colchões, cobertores e cestas básicas, entre outros, por até 90 dias, sem licitação. O Município também poderá utilizar recursos para a cobertura dos gastos com pessoal, com materiais e equipamentos, além do abastecimento de viaturas e meios de transporte para o atendimento emergencial, mesmo aqueles que não integram a frota de veículos do município.
Ewbank também volta a suspender as aulas
Também na manhã desta quinta, a Prefeitura de Ewbank da Câmara comunicou a suspensão do funcionamento das escolas no município até a próxima segunda. A decisão se deu por conta dos “danos causados pelas enchentes” que atingiram a cidade nos últimos dias. Antes, os atendimentos na Prefeitura, no centro médico e no Programa Saúde da Família também foram interrompidos.
Ewbank foi afetada por um temporal sobretudo na terça, quando mais de 75 famílias ficaram desalojadas e diversos pontos de alagamentos foram registrados na cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros sendo arrastados pela enxurrada e, em um deles, uma moradora é resgatada com a utilização de um barco. A situação gerou decreto de Estado de Emergência. A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra em Juiz de Fora (Acispes/JF) recebe doações para afetados pela chuva no município na sede da instituição, localizada na Rua Ataliba de Barros 5, no Bairro São Mateus, Zona Sul de Juiz de Fora.