Ipatinga é absolvido, Nicanor Pires punido, mas Mineiro segue suspenso
TJD-MG mantém Tigre no Módulo I estadual, porém afasta presidente e ex-diretor do Tupi; caso vai para o STJD
O Ipatinga foi absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) nesta segunda-feira (16), em julgamento da denúncia do Betim de que o Tigre teria falsificado assinaturas nas carteiras de trabalho dos jogadores durante a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2022. Mesmo com a decisão, o começo do Módulo I segue suspenso. Além disso, o presidente do Ipatinga e ex-diretor do Tupi, Nicanor Pires, foi afastado da função por 540 dias e multado em R$ 10 mil. Já o clube do Vale do Aço terá que pagar R$ 20 mil, apesar de, no momento, estar mantido no Módulo I.
O Tribunal absolveu o Tigre na perda de pontos e no mando de campo de forma unânime, mas aplicou multa pelo clube deixar de cumprir intimações durante o processo por duas vezes. A decisão foi explicada pelo presidente do TJD, Guilherme Dorval.
“O entendimento que prevaleceu no julgamento, de fato, reconhece uma grave falsidade do Ipatinga em relação a uma aparente falsidade de documentos no registro de atletas. Contudo, a aferição de condição de jogo é um critério muito objetivo pelo regulamento da competição e diz respeito à publicação do atleta no BID. Com isso, o Tribunal não entendeu punir o Ipatinga com a perda de pontos por escalação irregular, mas reconhecendo as graves infrações cometidas, aplicou punições ao presidente do Ipatinga e multas ao clube e ao dirigente”, declara Guilherme.
Mesmo com a derrota no TJD-MG, o Betim pode recorrer e já busca o recurso que precisa ser apresentado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), última instância dos esportes nacionais. “O STJD já tem decisão proferida sobre o processo. E há uma esfera recursal que vai apreciar essa situação. Se o Campeonato começa ou não no próximo sábado, compete ao STJD. Eles vão apreciar a matéria e ver se o julgamento de hoje permite a realização do Campeonato Mineiro”, detalha o presidente.
O Módulo I do Campeonato Mineiro estava programado para começar neste sábado (21), com o duelo entre Athletic e Tombense.