Campeonato Mineiro é suspenso pelo STJD por imbróglio no Módulo II
Decisão foi publicada nesta sexta-feira após pedido do Betim Futebol que acusa o Ipatinga de falsificar assinaturas em carteiras de trabalho
O Campeonato Mineiro de futebol masculino, que tem começo agendado, inicialmente, para o próximo dia 21, está suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão foi publicada nesta sexta-feira (13) e ocorre após solicitação do Betim Futebol. No pedido, o clube acusa o Ipatinga de falsificar assinaturas em carteiras de trabalho durante a disputa do Módulo II do estadual de 2022. A informação foi publicada inicialmente pela Itatiaia.
Na resolução publicada, o presidente do STJD, Otávio Noronha, afirma que “outro caminho não há que ser trilhado, senão o da concessão da liminar vindicada, por meio da determinação de suspensão do início do Campeonato Mineiro Módulo I de 2023, até o trânsito em julgado do Processo nº 329/22 do TJD-MG, ou ulterior determinação deste STJD.”
A Tribuna entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol (FMF) que, por meio da assessoria, afirmou que a entidade ainda não foi notificada oficialmente sobre o fato.
A decisão ocorre na esteira da denúncia do Betim, realizada ainda em setembro do ano passado, sobre o Ipatinga, presidido pelo ex-diretor do Tupi, Nicanor Pires, e que terminou o Módulo II com o acesso e o vice-campeonato da competição. Ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), o Betim alegou que o Tigre teria falsificado a assinatura das carteiras de trabalho dos jogadores que disputaram a divisão de acesso à elite estadual, “especialmente aqueles que foram relacionados para a partida disputada contra o Boa EC, no último dia 30.07.2022, válida pela 10ª rodada da competição.”
A infração teria infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Em caso de uma punição esportiva, o Betim, terceiro colocado, pode herdar a vaga e disputar o Módulo I em 2023. A agremiação denunciante entrou com liminar no STJD por recesso do TJD até 22 de janeiro.
LEIA MAIS
Julgamento marcado
O TJD-MG convocou sessão extraordinária de julgamento virtual para analisar o caso na próxima quinta-feira (19), às 19h.
Ipatinga
Ainda conforme a Itatiaia, o presidente do Ipatinga, Nicanor Pires, disse que sua equipe segue normalmente com os preparativos para o Campeonato Mineiro, com estreia em 22 de janeiro, às 16h, contra o Villa Nova.