Primeiro dia de provas do Pism movimenta o sábado em JF
Ao todo, mais de 34 mil estudantes estão inscritos para os exames que são realizados em JF e mais 4 cidades
O primeiro sábado de dezembro amanheceu nublado em Juiz de Fora. Nada que afetasse o grande movimento na cidade pela manhã, por conta do primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontecem neste sábado e domingo. Ao todo, mais de 34 mil estudantes estão inscritos. Destes, 19,3 mil prestam os exames em Juiz de Fora; 5.454 em Governador Valadares; e os demais em Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.
Em Juiz de Fora, um dos principais locais de prova é o campus da UFJF. A movimentação de pais e estudantes no local começou a acontecer antes das 9h e foi se intensificando à medida que o horário de fechamento dos portões, marcado para as 13h, se aproximava.
O fluxo dentro do campus correu tranquilo até por volta de meio-dia. A partir daí, o número de veículos que passavam pelo local aumentou significativamente e o trânsito apresentou lentidão, mesmo com a presença de equipes auxiliando o andamento de carros, motos e ônibus.
À medida que o relógio se aproximava das 13h, a recorrente cena da correria de estudantes que deixaram para rumar para o local de provas na última hora ou ficaram presos no trânsito se repetiu. Alguns tiveram que conviver com a frustração de não conseguir chegar a tempo.
Organização
Faixas espalhadas nos dois pórticos do campus e por todo anel viário indicavam os locais de provas. A cada prédio, pessoas uniformizadas estavam disponíveis para prestar informações e sanar dúvidas diversas para minimizar a ansiedade de pais e estudantes. As principais delas eram sobre a localização das salas de provas ou mesmo de banheiros.
“As principais dúvidas ainda são sobre como se locomover dentro do campus. Temos recomendado que todos cheguem com antecedência para evitar maiores problemas”, disse Jasmin da Silva Costa, posicionada na entrada do Pórtico no Bairro São Pedro.
Segundo dia de Pism
O Pism terá seu segundo dia de provas neste domingo. Uma vez mais, as avaliações acontecem entre 13h30 e 17h30. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados, impreterivelmente, às 13h. “É necessário que todos os candidatos cheguem aos locais de prova de forma tranquila, que saiam de casa com antecedência e aproveitem para visitar os espaços onde farão os exames”, reforça a coordenadora geral de Processos Seletivos da UFJF, Katiuscia Antunes.
A coordenadora pontua ainda que apenas são aceitos documentos oficiais e com foto, caneta azul e/ou preta com fundo transparente e água em garrafa também transparente. “É fundamental ter um planejamento tanto para o sábado quanto para o domingo.”
Pontuais
Entre os pais que acompanharam seus filhos até o último momento, estava a cabeleireira Iolanda Rodrigues Maia Marciano, que veio da cidade de Congonhas. A viagem começou às 6h e, antes das 10h, ela já havia identificado o local de provas e aguardava o início do processo, destacando a importância de estar ao lado da filha neste momento.
A equipe da UFJF registrou alguns dos primeiros estudantes a chegarem ao campus para a realização das provas. Rayssa Lacerda, natural de Santos Dumont, chegou ao campus por volta das 9h30. Ela está entre os 8.938 candidatos do módulo II e tem interesse no curso de design do Instituto de Artes e Design (IAD). “Todo mundo quer estar aqui porque o ensino é muito bom”, disse, conforme material divulgado pela própria UFJF.
Uma das 6.435 pessoas inscritas no módulo III do Pism, Maria Antônia Santiago veio de Três Rios e busca uma vaga no curso de educação física. “Eu escolhi a UFJF pois é uma universidade muito interessante, concorrida e que tem muito a agregar. Além de vermos muitas pessoas, o que engloba bastante a diversidade em todos os aspectos”, afirmou a estudante, conforme divulgado pela Universidade.
Balanço positivo
Ao final da tarde, o pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, tratou como positivo o primeiro dia de provas. De acordo com ele, o processo aconteceu conforme o planejado e sem intercorrências graves. “Há sempre um alerta da instituição para que candidatas e candidatos cheguem cedo ao local de prova, principalmente se for na UFJF, porque pode haver retenção no trânsito. Neste ano não foi diferente”, alerta.
O pró-reitor classificou o ambiente nos locais de prova como “de tranquilidade”, lembrando que muitos familiares de candidatos ficaram no campus da UFJF ao longo da tarde enquanto aguardavam a finalização das provas. Para o segundo dia, Amorim voltou a alertar para a importância do planejamento para chegar ao local dos exames sem dificuldades. “Nós reforçamos a necessidade de saírem mais cedo e virem alimentados.”
Central de Atendimento
A UFJF lembra ainda que, nos dias de aplicação das provas do Pism, a Central de Atendimento (CAT) estará de plantão, das 9h às 18h, para atender exclusivamente às demandas relacionadas ao processo seletivo. O atendimento pode ser realizado, preferencialmente, pelo WhatsApp (32) 2102-3911, o qual é o número de telefone do setor. Também poderá ser enviado um e-mail para [email protected].