Cervejarias de Juiz de Fora ganham concurso nacional de cerveja artesanal

Jacabier conquistou medalha de ouro com o rótulo Pale Ale, enquanto a Antuérpia recebeu a medalha de ouro pela Antuérpia Dunkel e medalha de bronze com a cerveja Nikita


Por Nayara Zanetti, estagiária sob orientação do editor Eduardo Valente

28/10/2022 às 13h07- Atualizada 28/10/2022 às 15h24

As cervejarias juiz-foranas Jacabier e Antuérpia foram premiadas na edição de 2022 do Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos nacionais do ramo, que aconteceu nesta quinta-feira (27) em Florianópolis (SC). O evento reuniu 325 cervejarias de diferentes cantos do Brasil e do mundo e avaliou 1.783 cervejas. A cerveja artesanal Pale Ale da Jacabier conquistou a medalha de ouro da sua categoria, enquanto a Antuérpia foi premiada com medalha de ouro pela Antuérpia Dunkel e medalha de bronze com a cerveja Nikita.

jaca bier divulgacao e1666972641103
Foto: Divulgação

A Jacabier está no mercado há quase cinco anos e atua no modelo de cervejaria cigana. O fundador da Jacabier, Gibran Lahma, aluga uma fábrica para poder fazer a cerveja. Além de ter sido um momento de alegria e orgulho em relação ao trabalho que vem sendo realizado, Gibran enxerga o prêmio como uma oportunidade de fortalecer o mercado cervejeiro de Juiz de Fora, que só cresce. 

“É uma felicidade grande ver a nossa cerveja no meio de tantas cervejarias renomadas no Brasil e no mundo e ter um reconhecimento de uma medalha de ouro levando em consideração, principalmente, o parecer técnico feito por pessoas que são gabaritadas para fazer uma análise técnica sobre a cerveja. Juiz de Fora tem várias cervejarias boas e com potencial de ganhar outros concursos”, afirma Gibran.

Já a Antuérpia afirmou, por meio de nota, que “mesmo com mais de 30 premiações nacionais e internacionais, é sempre extasiante receber um novo reconhecimento. Resultado de um time comprometido, apaixonado e obcecado por cervejas de qualidade.” A marca também agradeu a todos os colaboradores e afirmou que vai continuar “representando a nossa Juiz de Fora pelo Brasil e pelo mundo com a maestria das nossas cervejas.”

Estilos

A Pale Ale é uma cerveja para o dia a dia, de origem inglesa, a Jacabier tem uma coloração mais acobreada com notas de pão, biscoito e um pouco de caramelo, também tem notas de maçã, pera e mel, que resultam em um  aroma mais floral. A cerveja tem uma grande amplitude em relação à harmonização, combinando com carnes vermelhas, hambúrgueres, salada e massas.

Antuerpia Nikita Cereja IG2 e1666972853873
Nikita Beer (Antuérpia)

A Nikita mescla a robustez do estilo russian imperial stout e a adição de lactose. Sua cor é preto fechado e brilhante, com boa formação e persistência de espuma bege escuro. No aroma, notas de chocolate amargo, café e toffee. A variedade equilibra dulçor, amargor e teor alcoólico.  A bebida cai bem com sobremesas, como uma torta de noz pecan.

antuerpia2
Munich Dunkel (Antuérpia)

Já a Antuérpia Dunkel é uma Munich Dunkel e tem aroma elegante com presença de malte tostado, notas de chocolate e café. Com lúpulo levemente presente, cor marrom bem escuro, com colar cremoso e cor de bronze. Por ser de baixa fermentação, essa cerveja é bem eclética e harmoniza com os sabores de carnes vermelhas, carnes suínas, goulasch, queijos fundidos, massas e risotos com molhos de funghi e cogumelos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.