A distância, Southlake lança primeiro EP
Fagner Pimentel e Paulo Orsuli trabalharam as composições, gravações e produção morando em Minas e São Paulo, respectivamente
Fagner Pimentel e Paulo Orsuli vivem em cidades distantes; um é de Juiz de Fora, o outro, da cidade paulista de Peruíbe. As influências musicais também apresentam uma “distância geográfica”. Mesmo assim, o mundo virtual – e em tempos de pandemia – fez com que os dois cruzassem caminho e criassem o projeto Southlake, que lançou em 30 de setembro o seu primeiro EP, que leva o nome da banda. As quatro canções podem ser ouvidas nas principais plataformas de streaming musical. E como se deu esse encontro? Paulo Orsuli conta que ele e Fagner se conheceram em um grupo chamado “Nova era do rock”, um coletivo de bandas onde músicos e artistas de vários lugares interagem com o propósito de uma ajuda mútua, promovendo uns os trabalhos dos outros.
“Fazendo parte dessa comunidade, conheci o Fagner. Ele ouviu algumas das minhas músicas lançadas no grupo e achou interessante. As canções que eu lançava não eram bem rock, era uma pegada electro rock”. Um dia ele chegou pra mim e disse: ‘Pô, cara, você tem algo de rock, rock mesmo?” Aí eu disse que tinha sim alguns projetos que não lancei por receio, insegurança, sei lá. Mas mesmo assim ele pediu pra ouvir as músicas. Após escutá-las, me disse: Cara! Você tá escondendo o ouro (risos)!”, relembra. “Ele curtiu a vibe. Nessa época estava compondo uma música para o meu pai, chamada ‘Dawn’. Fagnão ouviu e disse: “Cara, podemos deixar melhor ainda! Vamos lançar um álbum! E então começamos a produzir.”
“O Paulo sempre foi um cara querido dentro do movimento da “Nova era do rock”, e sempre o achei muito talentoso. Certa vez ele me apresentou um riff que tinha composto para a Container Blue; era uma coisa meio funk rock, gostei muito”, acrescenta Fagner Pimentel. “A partir daí criamos uma amizade, ele me contou a sua história e o que o inspirava naquele momento. O seu pai passou por um grave acidente que lhe custou a memória, a ponto de não lembrar quem eram os filhos. Ele me contou que gostaria de gravar um álbum contando essa história, e me mostrou outras ideias de letras, riffs. Assim tivemos a ideia de criar uma banda virtual e fomos produzindo, complementando ideias, até chegarmos ao EP conceitual ‘Southlake’”.
“No final o que resta é mistério”
A ideia de trabalhar em dupla teve o start em 2021, mas aí havia a questão de trabalhar à distância. Paulo lembra que já existiam músicas prontas (“Aquelas que o Fagner tinha mencionado que eram ‘ouro escondido’”), e que algumas delas tinham temas sombrios como dissociação, tristeza, reclusão, e também contavam histórias e uma visão que ele tinha sobre o acidente de seu pai.
“‘Like you’, criada por mim e pelo Fagnão, fala dessa semelhança que temos com nossos familiares e amigos. O álbum tem a visão de mostrar que todo mundo tem problemas com família, escola, trabalho etc. De certa forma todos somos iguais, pois somos humanos! Mas no final o que resta é mistério.”
Ainda segundo Paulo, as músicas foram “refinadas” pela produção do Fagner. “O processo criativo desenrolou facilmente! Houve conexão, e devido à pandemia pudemos manter o foco no projeto. Produzimos o álbum em quase oito meses, e o Fagner fez um trabalho incrível na produção. Tem algumas músicas secretas, quem sabe não lançamos em um B-side (risos).”
Além de trabalhar separados, havia o desafio de combinar influências musicais tão diferentes. Enquanto Paulo Orsuli é o cara da música eletrônica que coloca um pé no funk, Fagner Pimentel transita pelo rock, blues, funk e grunge.“O Orsuli tem uma abordagem musical bem interessante! A onda de compor música eletrônica, a composição com sintetizadores, já me chamava a atenção, e a abordagem dele já tinha um ar de rock and roll enrustido ali. O minimalismo e organicidade são pontos incomuns na nossa forma de compor, e quando descobri suas influências rock and roll como Neil Young, Pearl Jam, Red Hot Chilli Peppers, sabia que tinha ouro escondido (risos).”
Quanto a apresentações ao vivo, Fagner diz que não há planos no momento, mas podemos esperar mais lançamentos do Southlake. “Continuamos compondo em parceria e criando novas produções, inclusive temos alguns B-sides, como já disse o Orsuli. E em breve vamos lançar no YouTube o videoclipe de ‘Like stranger’”.