O empreendedorismo e suas interfaces

Independente da razão, é importante apurarmos o nosso olhar aos tipos de empreendedorismo. Principalmente aqueles com formatos e modelos que já foram testados e aperfeiçoados e que ganham destaque pelo potencial em abrir novas portas, gerar novos negócios e até mesmo novos mercados.

Por Marcelle Larcher

O empreendedorismo é um conceito econômico que descreve o processo de criação de novos negócios. Essencialmente, é o ato de ter ideias e implementá-las para criar uma empresa de sucesso. 

Por meio do empreendedorismo, uma pessoa pode construir sua carreira e obter independência financeira. Já a motivação para isso pode envolver o desejo de ter o próprio negócio e ser o seu próprio chefe, a profissionalização de um hobby ou a busca por um propósito. 

Independente da razão, é importante apurarmos o nosso olhar aos tipos de empreendedorismo. Principalmente aqueles com formatos e modelos que já foram testados e aperfeiçoados e que ganham destaque pelo potencial em abrir novas portas, gerar novos negócios e até mesmo novos mercados. 

Hoje, quero te apresentar três deles: o empreendedorismo digital, social e feminino. Boa leitura!

 

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo digital é um novo fértil para a inovação através do uso da tecnologia para criar novos negócios. 

Ao longo dos anos, vimos a transformação tecnológica acontecer diante dos nossos olhos, principalmente em termos de interação e comportamentos sociais. O mundo mudou, as pessoas estão mais conectadas, e as soluções visam cada vez mais trazer facilidades e praticidade ao dia a dia.

Para o empreendedorismo, esta foi uma oportunidade de criar negócios e promover produtos e serviços sem estarem fisicamente presentes. Qualquer indivíduo pode se tornar um empreendedor criando empresas em ambientes digitais como: sites, aplicativos e contas de mídia social.

Um bom exemplo de aplicativo popular criado por um empreendedor iniciante foi o Uber, que revolucionou o transporte urbano com seu modelo de serviço de táxi habilitado para aplicativo de smartphone .

Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social é uma maneira de usar ideias e métodos de negócios para resolver problemas sociais, podendo ser uma ferramenta poderosa para mudanças positivas.

O empreendedor social é um agente importante para ajudar a melhorar comunidades, por exemplo. Isso pode ser colocado em prática de algumas maneiras:

  • Os métodos de negócios podem ser usados ​​para criar oportunidades de emprego, expandir mercados e criar novos produtos ou serviços. 
  • Organizações sem fins lucrativos ajudam com questões sociais por meio de serviços diretos ou fornecendo infraestrutura que incentiva o desenvolvimento comunitário saudável. 
  • Estratégias de desenvolvimento comunitário que busquem melhorar diretamente a vida das pessoas carentes por meio de iniciativas de saúde, educação, distribuição de renda, direitos humanos, moradia ou meio ambiente. 

Empreendedorismo Feminino

Desde pequenas produtoras locais, profissionais autônomas, até a liderança de startups, as mulheres se tornam, cada vez mais, uma parcela importante do empreendedorismo no Brasil. 

Diante de um histórico social de desigualdade em comparação aos homens, hoje as mulheres veem no empreendedorismo uma possibilidade real de se tornarem independentes e virarem protagonistas da própria história. 

As empresas lideradas por mulheres estão se tornando algumas das mais bem-sucedidas do país. Portanto, é ótimo ver mulheres se unindo em torno de objetivos comuns para ajudar suas comunidades a crescer economicamente.

A ascensão do empreendedorismo feminino é uma realidade que pode ser visualizada em números, só em 2020 o Brasil registrou um salto de 41% entre as mulheres que iniciaram algum negócio próprio. Esse crescimento é uma prova do potencial ilimitado que o talento feminino sempre possuiu. 

Em última análise, a tendência é que isso ganhe ainda mais força nos próximos anos, à medida que a população feminina possa visualizar esse lugar e a cada vez mais, ir em busca de crescimento econômico e autorrealização.

E então, você consegue agora olhar para esses tipos de empreendedorismo e perceber como eles estão presentes em nosso dia a dia? E como opções para iniciar novos negócios, será que algum destes não é o caminho com o qual você se identifica como empreendedor(a)? Essa reflexão pode ser o ponto de partida para uma grande ideia!

MARCELLE GERACAO

 

 

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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