Todos nós somos reconhecidos pela forma como nos apresentamos, ou seja, pela nossa imagem, reputação e posicionamento.
VocĂȘ jĂĄ parou para pensar que pessoas sĂŁo como marcas? Pense comigo, quando vocĂȘ compra algum produto ou serviço, o que leva em consideração? Provavelmente aspectos alĂ©m do preço, como a qualidade, as opiniĂ”es de quem jĂĄ utilizou, as formas de comunicação, etc. EntĂŁo, tudo isso influencia a sua decisĂŁo final.
Na nossa vida profissional nĂŁo Ă© diferente, as oportunidades que surgem e o sucesso na carreira que trilhamos estĂŁo diretamente ligados a forma como construĂmos a nossa prĂłpria imagem de forma positiva, alinhada aos nossos objetivos e moldurando qualidades e competĂȘncias. Afinal, jĂĄ sabemos que um bom profissional nĂŁo Ă© sĂł ter uma formação, envolve um conjunto de habilidades e saber comunicar e posicionar esse conjunto Ă© importante tambĂ©m.
Hoje, quero te mostrar a importùncia da imagem, reputação, posicionamento, comunicação e tudo mais que compÔem a imagem profissional que transmitimos. Boa leitura!
Entendendo imagem e reputação
A imagem que vocĂȘ transmite Ă© um conjunto de associaçÔes e valores, ou seja, tudo que lhe Ă© caracterĂstico, Ă© responsĂĄvel por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre vocĂȘ.
Em outras palavras, é através da nossa imagem pessoal/profissional que conseguimos mostrar o nosso valor. Aquilo que é importante para nós, como enfrentamos situaçÔes, nos comportamos em diferentes circunstùncias, no que acreditamos, tudo e isso e muitos outros aspectos contribuem para a imagem que transmitimos.
Em contrapartida, a nossa reputação jå diz respeito à forma como somos compreendidos, ou seja, é como o outro nos percebe.
A reputação é algo muito associado ao ùmbito profissional, e geralmente é o que chega primeiro, muitas vezes uma pessoa pode não te conhecer, mas jå sabe da sua reputação, seja ela boa ou ruim.
Dessa maneira, podemos concluir que nem sempre a nossa imagem percebida Ă© aquela que nĂłs gostarĂamos de passar. E aĂ que precisamos falar sobre posicionamento.
A importĂąncia do posicionamento
Certamente vocĂȘ jĂĄ ouviu falar em posicionamento de marca e pode atĂ© estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua imagem e reputação profissional.
Se posicionar é justamente a forma de mostrar e afirmar todos aqueles aspectos que jå mencionamos e que compÔem a imagem desejada. Podemos dizer que é a maneira pråtica como afirmamos nossas ambiçÔes para fazer com que a imagem que deseja passar seja coerente com a forma com que os outros te enxergam.
Inclusive, este Ă© um assunto que ganhou alta relevĂąncia no mundo atual, visto que depois de tantas transformaçÔes, atuamos em um mercado de trabalho altamente competitivo, onde para destacar-se da concorrĂȘncia precisamos demonstrar nossos diferenciais em todos os aspectos.
Veja esse exemplo: um profissional com habilidades de liderança, que vem se desenvolvendo neste sentido e busca uma boa colocação no mercado em algum cargo que possa exercer isso. Para ele, nĂŁo basta apenas uma capacitação em termos tĂ©cnicos e comportamentais, Ă© muito importante que alĂ©m de tudo isso esse profissional tenha um posicionamento que leve ele atĂ© este caminho. Para isso, ele precisa se mostrar um bom lĂder em todos os seus atos e açÔes, em como se comporta, se comunica, se veste, se coloca nos lugares, defende seus objetivos e etc. Toda ação Ă© um posicionamento.
Como uma boa imagem e posicionamento podem te ajudar na prĂĄtica
Como vimos, um posicionamento assertivo Ă© essencial para que seja possĂvel transmitir uma imagem, e principalmente, para que a mesma seja percebida da forma desejada. E isso estĂĄ diretamente ligado Ă s oportunidades profissionais e a conquista de objetivos na carreira.
Na prĂĄtica, isso significa uma forma de traçar o caminho para conquistar um cargo, uma promoção, uma indicação de alguĂ©m que lembrou de vocĂȘ, aquisição de clientes para aqueles que empreendem ou sĂŁo autĂŽnomos, e atĂ© mesmo para o reconhecimento do seu trabalho, qualidades profissionais e resultados.
E entĂŁo, depois de tudo o que falamos, o que vocĂȘ acha de parar para pensar sobre como vocĂȘ se comunica?Â
Como as pessoas te veem? Colegas de trabalho, lĂderes, atĂ© mesmo os seus amigos, eles enxergam o seu potencial? A sua imagem estĂĄ transmitindo o que vocĂȘ deseja alcançar?
Essas sĂŁo apenas algumas reflexĂ”es que vĂŁo te ajudar a entender se estĂĄ tudo bem com a maneira como vocĂȘ se mostra e posiciona. Se nĂŁo estiver, ou se a sua reputação precisa melhorar, Ă© hora trabalhar em cima de um reposicionamento.