Pós-venda: O que é e como fidelizar clientes?

O significado de pós-venda consiste em manter clientes que já estabeleceram vínculo comercial através da compra de mercadorias ou serviços

Por Marketing e Negócios

O Pós-venda é determinante para que a marca tenha uma carteira de clientes consolidada. O significado de pós-venda consiste em manter clientes que já estabeleceram vínculo comercial através da compra de mercadorias ou serviços. Em tempos de crise econômica, com o surgimento de novos empreendimentos, fidelizar consumidores tornou-se ainda mais indispensável.

O gestor que visualiza apenas o lucro rápido, com sede de ganhar dinheiro acaba perdendo conquistas. Ignorar o pós-venda a longo prazo é o mesmo que dar um tiro no pé comercialmente.

Vale ressaltar que as vendas de uma empresa atravessam várias etapas, desde a divulgação em canais digitais até o suporte final. Finalizar uma compra  com “chave de ouro” oportuniza novas oportunidades de negócio para aquele consumidor.

Portanto, entender como funciona o ciclo final da venda garante bons resultados. Que tal aprender um pouco mais sobre pós-venda: o que é e como fidelizar clientes? Esclareça suas dúvidas agora mesmo!

O que é Pós-venda?

O pós-venda é a etapa final do funil de vendas, praticada após a compra do consumidor. Consiste na condução do atendimento após o fechamento do negócio, para manter o cliente “por perto”.

Trata-se de uma técnica de vendas para assegurar comercializações futuras a partir do bom relacionamento com consumidores.

Olhando sob a ótica de um relacionamento a dois, pense da seguinte forma… Uma pessoa que realmente se interessa pela outra, entra em contato, fica feliz e demonstra disposição para viver novas experiências. Mas se ela não liga, não aparece e nem diz nada, fica difícil acreditar nesse relacionamento. Não é mesmo?

Por isso, cativar clientes após a primeira compra é fundamental para que ele compre de novo. 

Qual é a importância do Pós-venda?

Uma das estratégias que as empresas mais deixam a desejar é o pós-venda. Essa falha acaba resultando na perda significativa de clientes para a concorrência. Seguindo este raciocínio, hoje em dia implementar esta técnica é um grande diferencial, “(…)inclusive é algo que ensinamos muito dentro do venda consultiva” – Alberto Couto

Lembre-se que a venda de um produto ou serviço requer a solicitação de dados cadastrais. Ao se cadastrar no site da empresa, o consumidor apresenta formas de contato, como telefone e e-mail. Assinando também um termo de concordância para ser contatado.

Os dados são ferramentas poderosas no pós-venda, já que representam caminhos para chegar aos clientes. Então, quanto maior for a frequência de mensagens, e-mails e campanhas nesses caminhos, mais os consumidores se lembram da marca. 

Um ótimo mecanismo de contar com o retorno dos clientes de forma barata e assertiva. Fidelize seus clientes!

Como fidelizar clientes

Confira algumas técnicas para turbinar o seu pós-venda!

  • Crie recompensas

Alguns estabelecimentos físicos utilizam as recompensas para fidelizar seus clientes. Como por exemplo: “Após o quarto corte de cabelo, o quinto é por nossa conta!”. Com essa estratégia em prática, o cliente vê uma oportunidade para gastar menos. Voltando na segunda vez, na terceira vez… até ganhar o seu corte grátis!

Outra tática de sucesso é o “acúmulo de pontos” com as compras, como as milhas das companhias aéreas. Acontece então o estímulo de novas aquisições.

  • Produza conteúdos personalizados

Nada melhor do que se sentir importante para alguém, não é mesmo? O mesmo pode acontecer para clientes valorizados por empresas, sabia? 

Se deseja fidelizar seus clientes com o pós-venda, produza conteúdos personalizados. Elabore conteúdos em blogs, vídeos, e-mail marketing, entre outros canais, que tragam temas úteis para seus consumidores. Temáticas que se refiram às dores reais do seu público-alvo, apontando ao longo do conteúdo seu produto como solução definitiva.

Implemente ainda ofertas totalmente exclusivas, a fim de atrair consumidores. Seja um empreendedor que se põe no lugar dos clientes, refletindo esse pensamento na divulgação de conteúdos.

  • Efetue o processo de follow ups

Vendeu? Ótimo, mas não deixe por isso mesmo! Retorne e pergunte ao seu cliente o nível de satisfação com o atendimento em geral.

O processo de follow ups conta como estratégia de pós-venda, com o objetivo de obter feedbacks. Conseguir essa resposta do consumidor ajuda na melhoria de serviços futuros. Qualificando ainda mais cada etapa de venda, produção e logística. 

  • Ofereça suporte ao cliente

O suporte ao cliente expõe a preocupação da marca em atender o seu consumidor da melhor forma possível. Isso vale para todos os segmentos de mercado sem exceção. 

Obviamente, o suporte deve ser oferecido após o fechamento da compra. Indicando a disponibilidade da empresa em auxiliar seu cliente no conserto ou troca de produtos. Solucionando qualquer problema ocorrido depois da entrega.

Para isso, forneça várias formas de contato, como telefone, whatsapp, e-mail e chats automatizados. Coordene uma empresa acessível no pós-venda.

Se está perdendo alguns clientes, avalie seu atendimento no pós-venda. Identifique possíveis falhas nesse processo para fidelizar seus clientes da maneira certa.

Marketing e Negócios

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