Pele Oleosa: 5 Hábitos para Diminuir o Problema

“O que fazer com a pele oleosa?”... Infelizmente, essa pergunta é bastante comum

Por Priscila de Almeida

“O que fazer com a pele oleosa?”... Infelizmente, essa pergunta é bastante comum. Já que pessoas com a pele oleosa representam a grande maioria da população. E é a procura de hábitos para diminuir o problema que tudo pode mudar, viu?

Em geral, não cuidar da pele oleosa tem suas consequências. Como maior propensão a acnes, foliculites e até mesmo dermatites. Além dos incômodos cravos que surgem na pele diante do excesso de sebo.

Por este motivo, a melhor forma de ter a pele limpa e bonita se dá na rotina de cuidados. Assim, os transtornos passam a ser evitados. Entre eles as famosas bolinhas vermelhas da foliculite, por exemplo. Reação que também surge por causa de poros obstruídos pela oleosidade. Sendo necessário o uso de uma pomada para foliculite para melhorar

Por isso, a forma de lidar com a pele no dia a dia influencia em sua aparência. Dessa maneira, optar por práticas mais saudáveis é a melhor saída. 

Então a seguir você verá como cuidar da pele oleosa: 5 hábitos para diminuir o problema. Confira!

O que é pele oleosa?

Em primeiro lugar, a pele oleosa consiste no excesso de sebo (seborreia) que aparece na pele. Em especial na face, nas áreas com mais brilho. Na maioria das vezes, as regiões mais afetadas são a testa e o nariz. Além das diferentes partes do corpo onde aparecem as acnes.

Aliás, o indivíduo com oleosidade excessiva possui uma camada de pele mais grossa. Já que os poros ficam expandidos. Além disso, tem a impressão que sua epiderme está “escorregadia” e gordurosa.

Vale a pena lembrar que o excesso de sebo também atinge o couro cabeludo. E favorece o surgimento de caspas nos cabelos sebosos e grudentos. Mas, por que isso acontece?

Causas da pele oleosa

Se por um lado a pele oleosa nunca fica ressecada, por outro, ela também exige cuidados. Sobretudo pelo excesso de sebo que ocasiona distúrbios na pele. 

As causas da pele oleosa ocorrem pela ação das glândulas sebáceas. Estas são responsáveis pela produção do sebo; e quando isso acontece de modo ampliado, a pele fica oleosa.

Quer saber são as principais causas da pele oleosa? Veja abaixo:

  • Condições genéticas;
  • Tempo de maquiagem na pele;
  • Alimentação desregulada;
  • Poluição;
  • Uso de produtos inadequados;
  • Alterações hormonais;
  • Calor;
  • Exposição ao sol sem proteção;
  • Falta de hidratação;
  • Higienização exagerada;
  • Uso de medicações.

Como tratar a pele oleosa

Com o propósito de tratar a pele oleosa, novos hábitos são essenciais. Em outras palavras, as boas práticas são grande aliadas no combate a acnes e pele brilhosa. Portanto, saiba o que fazer com a pele oleosa.

  1. Evite água quente
    Ainda que o banho de água quente seja delicioso, apresenta riscos à saúde da pele. Sabia disso? Uma simples “porção” de água quente lançada no rosto aumenta a produção de sebo. Tornando a pele ainda mais oleosa.Em virtude disso, a melhor escolha é usar água fria no banho e ao lavar o rosto. Esta temperatura reduz exponencialmente a oleosidade do corpo.
  2. Use vitamina C
    A vitamina C melhora a qualidade da pele. Devido o ativo presente na vitamina, a proteção da camada aumenta. Assim como seu equilíbrio e a antioxidação. Além disso, a substância previne a flacidez, as linhas de expressão, as manchas e as rugas.Por outro lado, algumas opções vendidas no mercado, oferecem ainda o ganho de colágeno. Então, vale a pena investir em vitamina C para pele oleosa.
  3. Lave o rosto ao acordar e antes de dormir
    Apesar de muita gente achar que limpar o rosto combate a pele oleosa, isso depende, viu? Pois, lavar a todo o tempo traz o resultado contrário: o aumento de sebo.O modo certo é lavar o rosto ao acordar e antes de dormir. Com isso, a limpeza adequada ajuda a desobstruir os poros, removendo as células mortas. Da mesma forma, remover a maquiagem antes de deitar é essencial. Já que permite à pele “respirar” melhor.Além do mais, não se esqueça de higienizar com água fria e bons sabonetes para renovar a pele.
  4. Hidrate-se
    Decerto, a hidratação da pele oleosa não pode ser esquecida, ok? E isso é bem fácil de fazer. Pois, passar um bom hidratante uma vez ao dia (não mais que isso) já é o suficiente.Mas, como é de se esperar, existem alguns cuidados com a escolha do hidratante. Acima de tudo produtos com óleo em sua composição. Não use-os se tiver oleosidade na pele.Portanto, procure cremes hidratantes específicos para pele oleosa. Sobretudo, os que também protegem a pele diante do sol.
  5. Esfolie a pele
    Certamente, o tratamento de esfoliação é fundamental para eliminar as impurezas da pele. Ele remove as células mortas, garantindo uma aparência renovada e macia na epiderme.Vale lembrar que esfoliar a pele oleosa combate o excesso de sebo. Por conseguinte, evita a irritação da pele, a acne e o surgimento de bactérias e fungos. Sendo assim, esfolie a pele ao menos duas vezes por semana.
Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também