UFJF lança consulta pública sobre conteúdo programático do Pism neste mês

Base Nacional Comum Curricular do novo ensino médio demanda mudanças nas temáticas, mas estrutura da prova será mantida


Por Tribuna

11/04/2022 às 18h29

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai abrir, no dia 25 deste mês, consulta pública à comunidade sobre o novo conteúdo programático que deve ser cobrado no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Até o dia 8 de maio, a sociedade poderá enviar sugestões ou críticas acerca do novo programa.

O projeto de reformulação vem sendo desenvolvido há alguns meses, e já contou com a participação de escolas públicas e particulares, indicadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora. As modificações propostas e que serão levadas ao público foram feitas a partir de dez comissões, de acordo com cada competência: Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia.

Desta forma, as propostas elaboradas por este grupo de trabalho ficarão disponíveis no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copese), e os interessados poderão contribuir preenchendo formulários durante a consulta pública.

As modificações no conteúdo do Pism estão sendo desenvolvidas por conta da alteração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC) e do novo currículo do Ensino Médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional orienta os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas de todas as instituições públicas e privadas de ensino da Educação Infantil, Fundamental e Médio em todo o Brasil.

Segundo a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes, as mudanças vão atingir todos os estudantes inscritos em um dos três módulos do Pism 2023, “considerando que o novo ensino médio já sofreu alterações e vem sendo adaptado a partir da nova proposta”. No entanto, o formato da prova permanecerá o mesmo, pois as mudanças só dizem respeito, neste primeiro momento, ao conteúdo.

Participação da comunidade

O interessado em participar deve acessar a página da Copese, na qual encontrará o programa disponibilizado e o formulário com o conteúdo programático organizado por áreas específicas de conhecimento, em que o indivíduo poderá marcar uma das seguintes opções: concorda plenamente com a nova sugestão de programa, concorda parcialmente ou discorda.

Caso a opção escolhida tenha sido concordância parcial ou discordância, o programa abrirá uma aba em que o participante precisará escrever quais pontos precisam ser revistos. Posteriormente, essas respostas serão direcionadas às comissões que desenvolveram o programa para que essas possam avaliar as sugestões e críticas e, assim, se necessário, realizar alguma alteração no conteúdo programático do Pism 2023.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.