Estreia do JF Imperadores no Mineiro terá entrada gratuita
Retorno da equipe ocorre no próximo domingo (17), contra o Golden Lions, no Benfica; atletas buscam recursos em organização de rifa
A ansiedade certamente já domina cada um dos mais de 50 integrantes do JF Imperadores. Daqui a uma semana, o time de futebol americano de Juiz de Fora irá voltar a uma competição oficial depois de mais de dois anos de hiato por conta das restrições impostas no combate à pandemia de coronavírus. E com mais um ingrediente especial. A equipe local irá estrear no Campeonato Mineiro diante do Golden Lions, de Belo Horizonte, no domingo (17), às 10h, sem a cobrança de ingressos para assistir ao duelo no campo do Esporte Clube Benfica, na Zona Norte do município.
A gratuidade, conforme o presidente do JF Imperadores, Marco Nogueira, será em todas as partidas do estadual. “O motivo é que o campeonato será patrocinado pela Budweiser através da lei de incentivo ao esporte do estado de Minas Gerais, e prevê que as competições não podem ter cobranças de ingressos”, explica. “Acabou que gostamos bastante da ideia, pois abre mais oportunidades para o público conhecer o esporte. Todas as partidas do Campeonato Mineiro serão com entrada franca”, confirma.
O objetivo do projeto, além do aspecto desportivo, é de multiplicar o alcance da marca por toda a cidade e região. Para isso, já existem ações programadas e iniciadas tanto na internet como nas ruas juiz-foranas. “Começamos a divulgação do jogo nas redes sociais na sexta, dia 8, e iremos massificar todos os nossos esforços para divulgar o evento. Iremos colocar banners em locais estrégicos como nos ônibus urbanos”, destaca.
Receitas alternativas e rifa com sorteios
Se a gratuitade pode impulsionar o processo de aproximação da população ao projeto de futebol americano, por outro lado significa o corte de uma das principais receitas da equipe – a de bilheteria. Diante disso, e pensando em gastos de logística, como nas possíveis viagens para a temporada 2022 que também contará com participação no Campeonato Brasileiro da modalidade a partir de junho, outras iniciativas são necessárias, como a busca por novos patrocinadores por parte da direção e a organização de uma rifa, no valor de R$ 10, pelos atletas.
“A principal fonte de renda está sendo a rifa que nossos atletas estão vendendo para custear algumas coisas nesses dois primeiros jogos. É até legal divulgar. Quem quiser comprar uma rifa pode procurar nossas redes sociais, que indicamos aos nossos atletas para a venda”, destaca Marcos. Entre os prêmios já confirmados, está um ano de curso de inglês na Acbeu, além de um vale de R$ 300 em tatuagem, lanches no The Dogs, uma camisa oficial do JF Imperadores, uma bola de futebol americano e um boné da equipe juiz-forana. Os sorteios serão realizados no Instagram do JF Imperadores no dia 3 de maio.
Ainda segundo o presidente, contudo, há despesas sendo arcadas pelo próprio patrocinador do Campeonato Mineiro, torneio organizado pela Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa). “Custos como com a arbitragem, pintura do campo, aluguel do ônibus para viagem e ambulância. Mesmo com a Federação conseguindo diminuir os gastos, sempre sobram coisas para arcar como o aluguel do campo e de som, a hidratação e alimentação dos jogadores, entre outros custos que envolvem a estrutura do evento.”
O JF Imperadores não atua desde dezembro de 2019, quando foi campeão da Copa Ouro no próprio campo do Benfica, após decisão com o Galo FA. A equipe atual conta com cerca de 50 atletas e é dirigida pelo head coach (treinador principal) Rodrigo Alvim, mais conhecido como ”Mudo”, também de JF.
Os adversários da primeira fase do estadual já estão definidos: além do Golden Lyons, o outro oponente será o Ipatinga Tigres, de Ipatinga. As equipes estão divididas em dois grupos na competição. O JF Imperadores faz parte da ”Conferência Chica da Silva”, enquanto na ”Conferência Tiradentes”, estão Cruzeiro, de Belo Horizonte, Gladiadores, de Pouso Alegre, e Nova Serrana Forgeds, da cidade que dá nome ao clube. Na fase final, ainda integram o torneio o Galo FA e o América Locomotiva, times de maior investimento no estado.
Tópicos: futebol americano / JF Imperadores