Governo mineiro confirma 147 casos de influenza H3N2
Região Sudeste do estado, que inclui Juiz de Fora, é a segunda com maior incidência
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até esta quinta-feira (23), foram detectadas, este ano, 147 amostras clínicas com a detecção do vírus influenza A/H3N2 pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Até o momento, nenhum óbito foi associado a esses casos. Conforme a pasta estadual, nenhum outro subtipo da doença foi identificado em 2021 no estado.
A SES informou que amostras detectadas são provenientes de pacientes de 48 cidades mineiras, uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia e uma de São Paulo e foram detectadas a partir de pesquisas em amostras enviadas nas últimas quatro semanas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Funed (Lacen – MG).
O predomínio dessa detecção concentra-se em pacientes com síndrome gripal provenientes da macrorregião de Saúde Centro, com 44,9% (66), seguida da macrorregião de Saúde Sudeste – que inclui o município de Juiz de Fora -, com 26,53% (39), Centro Sul com 11,56% (17), Sul com 4,08% (6) e Leste com 3,40% (5). As macrorregiões de Saúde do Vale do Aço, Oeste, Jequitinhonha, Leste do Sul Norte e Nordeste detectaram a presença do Influenza A/H3N2 em uma ou três amostras cada, e as demais macrorregiões não tiveram a detecção de nenhum destes vírus em 2021.
Em caso de gripe, A SES orienta a procura por atendimento médico ou a unidade mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.