Celebrações marcam o dia de São Cosme e São Damião

Em algumas comunidades a participação presencial é permitida, desde que seja feito agendamento


Por Renan Ribeiro

24/09/2021 às 17h22- Atualizada 26/09/2021 às 14h42

A história dos mártires gêmeos Cosme e Damião, médicos que teriam exercido o ofício sem cobrar nada, é lembrada no dia 26 de setembro pelos fiéis católicos em algumas comunidades de Juiz de Fora. Os irmãos são celebrados como padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina e terão a memória da missão deles reverenciada em programações.

Segundo a Arquidiocese, os irmãos uniram a ciência à confiança no poder da oração. Além disso, os santos são considerados protetores das crianças. Na comunidade do Bairro São Damião, Zona Norte, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora e Fátima, os festejos tiveram início na quinta-feira com o tríduo, sempre às 19h30. No domingo (26), será realizada uma missa solene às 8h.

Na igreja São Francisco, localizada no Bairro Alto Bela Aurora, Zona Sul, haverá missa dedicada a São Cosme e São Damião às 7h do domingo (26). Logo após a celebração, haverá distribuição de saquinhos com doces pelas ruas do bairro. Nesse caso, para que os fiéis participem presencialmente é necessário agendamento, pelo seguinte WhatsApp: (32) 98830-0940.

Região

Em Santos Dumont, no Bairro Quarto Depósito, após o tríduo preparatório, realizado todos os dias às 19h, as missas acontecerão na Capela São Jorge, pertencente à Paróquia São Sebastião. Haverá celebração festiva no domingo (26), na quadra da Escola Vocacional, às 19h.

Em Matias Barbosa, a Comunidade São Cosme e São Damião, do Bairro Vila São Damião, celebrará missa no domingo, às 9h. Aqueles que quiserem participar presencialmente devem fazer agendamento prévio na secretaria paroquial, através do (32) 3273-1338.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.