Visconde do Rio Branco: colorindo os espaços públicos

Projeto “Cultura e arte por toda parte” contempla ações de resgate da história da cidade e incentivo à cultura


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

27/06/2021 às 07h00

visconde do rio branco
Lenda local, o músico Jony Black foi retratado por Wilhiam Benjamin (Foto: Divulgação)

Colorir ruas, muros, postes, resgatar a história do povo, valorizar a cultura produzida na cidade: essa é a missão do projeto “Cultura e arte por toda parte”, da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Visconde do Rio Branco, cidade distante de Juiz de Fora cerca de 130km. Uma das ações contempladas, e que, aos poucos, ganha as ruas e o gosto dos habitantes, pretende pintar e realçar toda a cidade. Começando pelos bairros, com pontos estratégicos, a ideia, de acordo com a secretária Maria Izabel Crovato, é acolher tanto quem mora quanto quem passa pelos espaços. Oficialmente, o projeto foi inaugurado na semana passada.

visconde do rio branco
O artista Wilhiam Benjamin pinta Charlie Chaplin em poste da cidade (Foto: Artur Moreira/Divulgação)

O objetivo, definido pela secretária é claro: “a gente quer tirar a parte cinza da cidade e colorir os espaços públicos. Isso porque a cor em si mesma é responsável por fazer com que a gente se sinta melhor só de olhar”. A ideia começou a passos lentos, na praça destinada à atividade física ao ar livre, que precisava de reforma. Ela convidou o artista rio-branquense Wilhiam Benjamin para pintar cenas com referência a academia na parede da praça. No poste, ele desenhou uma bicicleta que, de acordo com ela, “parece nos acompanhar quando caminhamos por lá”. As pessoas já olhavam e se interessavam pela ação: começaram a fotografar.

Depois disso, em comemoração ao dia de Santo Antônio, tulipas foram pintadas na Pracinha do Santo Antônio, além de todo o espaço ter recebido cores e sido revitalizado. Logo em seguida, foi a vez dos bairros receberem as tintas, com os desenhos pensados de maneira estratégica, para referenciar o lugar escolhido. Em um deles, um mural recebeu o rosto de um índio, para representar a história de Visconde do Rio Branco. Maria Izabel conta que a ideia é, também, “mostrar figuras importantes para a cidade e como elas contribuíram para o nosso crescimento e desenvolvimento”. Por isso, alguns pontos receberão caricaturas de personagens conhecidos pela população, como forma de homenagem e apreço.

visconde do rio branco
Praça do Bairro Santo Antônio ganhou pintura de tulipas no muro (Foto: Divulgação)

Incentivo à produção cultural

Além de o projeto “Cultura e arte por toda parte” ser uma iniciativa que pretende deixar a cidade mais colorida e acolhedora – até para impulsionar o turismo -, Maria Izabel ressalta que é, também, um incentivo à produção cultural. Sua ideia é fazer com que as pessoas se sintam convidados a pintar seus muros e participar da ação como um todo e, consequentemente, desenvolver sentimento de pertencimento. É, então, segundo ela, uma forma de “valorizar a cidade que é construída por cada habitante”. A própria Maria Izabel revela que quer “colocar a mão na massa”.

O sucesso mesmo, de acordo com a secretária, foram os postes e muros “interativos”. Em um deles, foi pintada uma figura segurando um guarda-chuva vermelho; em uma parede, uma asa colorida, aberta. “É uma sensação, acaba fazendo muito sucesso, as pessoas realmente gostaram. Todo mundo para e tira foto e isso acaba circulando nas redes sociais. Depois disso, a população começou a entender e, realmente, querer participar. De vez em quando eu recebo mensagem pedindo para pintar algum lugar”, ri.

visconde do rio branco
Pintura de asas no bairro periférico do Mutirão tem atraído populares (Foto: Divulgação)

De acordo com a secretária, o objetivo é colorir todos os espaços públicos de Visconde do Rio Branco até o final do ano. O próximo ponto é uma escadaria de 80 degraus, que será pintada e desenhada com referências a livros. Ela comenta, também, do papel educativo desempenhado por essas pinturas, uma vez que incentivam a buscar ainda mais conhecimento sobre a história do povo que construiu e ainda constrói a cidade.

O “Cultura e arte por toda parte” contempla, além disso, uma série de oficinas e ações que unem cultura, turismo, esporte e lazer. As chamadas são realizadas nos perfis oficiais da Prefeitura de Visconde do Rio Branco.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.