Flamengo tenta afastar ‘zebra’ Horizonte-CE
Depois de eliminar o Fluminense nos pênaltis e se garantir na final da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Flamengo tem mais um desafio pela frente nesta quarta-feira, quando visita o Horizonte-CE, às 21h50(de Brasília), no Estádio Horácio Domingos de Sousa, o Domingão, em Horizonte (CE), pelo confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. As duas equipes empataram por 1 a 1 na ida e quem ganhar dessa vez fica com a vaga para enfrentar o ganhador do encontro entre Ceará e Grêmio Prudente, que também acontece nesta quarta.
A situação dos flamenguistas é complicada, uma vez que empate sem gols serve aos cearenses, uma vez que os gols anotados no campo do adversário valem para critério de desempate. Novo 1 a 1 forçará a disputa de pênaltis e os cariocas só avançam com empate a partir de 2 a 2. Para piorar ainda mais o grau de dificuldade do Flamengo, o Horizonte vem empolgado pela vitória de 3 a 1 sobre o Ferroviário, que garantiu vaga nas semifinais do segundo turno do Campeonato Estadual.
Além de todas as dificuldades já citadas, o Flamengo vai ter pela frente um gramado que tem tudo para estar muito castigado, uma vez que alguns temporais abalaram a região de Horizonte. Os jogadores flamenguistas, porém, garantem que não faltará poder de superação.
– Vamos ter muito poder de superação e isso nós podemos prometer aos torcedores. Vamos jogar desfalcados, em um campo que não conhecemos e que não deverá estar em grandes condições. Além disso, a torcida deles deve estar em maior número. Mas vamos entrar determinados e a nossa estratégia será tentar marcar o máximo de gols possível – disse o goleiro Felipe, heroi na decisão de pênaltis contra o Fluminense.
Os desfalques a que Felipe se refere são três peças importantes do time considerado titular. O lateral direito Leonardo Moura, com uma lesão no joelho direito, e o meia Ronaldinho Gaúcho, com edema no osso do joelho esquerdo, foram vetados pelo departamento médico e ficaram no Rio de Janeiro fazendo tratamento médico. Além deles, o volante chileno Maldonado, que operou o joelho esquerdo esta semana, não retornará aos gramados neste primeiro semestre.
Embora o técnico Vanderlei Luxemburgo não tenha confirmado, Galhardo deverá assumir a lateral direita, com Fernando sendo mantido ao lado de Willians na dupla de volantes. Diego Maurício também deverá permanecer no ataque, ao lado de Wanderley.
– Estamos desfalcados, mas o Flamengo sempre tem conseguido se superar nesta temporada. Não é à toa que estamos invictos nesta temporada, mesmo enfrentando adversários de grande nível, como Fluminense, Vasco e Botafogo. Tenho convicção de que voltaremos para o Rio de Janeiro classificados – disse o zagueiro Welinton.
Pelo lado do Horizonte, o técnico Roberto Carlos se mostra confiante em relação a um grande resultado nesta quarta-feira, o que faria o time entrar para a história da Copa do Brasil.
– Nós sabemos que enfrentar uma equipe do porte do Flamengo será sempre um grande desafio, mesmo com a gente tendo conseguido um resultado na partida de ida que poucos fora do nosso elenco poderiam esperar. Mas nós acreditamos no trabalho que vem sendo desempenhado há várias semanas e, mesmo cientes das dificuldades e das nossas limitações, podemos obter uma vitória. Vamos respeitar esse grande adversário, mas buscaremos um triunfo dentro de nossa casa – explicou Roberto Carlos.
O Horizonte terá apenas uma modificação em relação ao primeiro jogo. O lateral direito Robert, que cumpriu suspensão no confronto de ida, reaparece na vaga de Éderson.
FICHA TÉCNICA
HORIZONTE-CE X FLAMENGO-RJ
Local: Estádio Horácio Domingos de Sousa, o Domingão, em Horizonte (CE)
Data: 27 de abril de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Gilson Coutinho (PR)
HORIZONTE: Alex, Robert, Douglas, Carlinhos e Júnior Cearense; Elanardo, Valter e Hércules; Diego Palhinha, Isac e Siloé
Técnico: Roberto Carlos
FLAMENGO: Felipe, Galhardo, David Braz, Welinton e Rodrigo Alvim; Willians, Fernando, Thiago Neves e Renato Abreu; Diego Maurício e Wanderley
Técnico: Vanderlei Luxemburgo









