Defesa Civil registra 24 ocorrências em razão das chuvas em JF
Registros ocorreram entre 1h e 17h30 desta quinta-feira, sem gravidade

A Defesa Civil de Juiz de Fora atendeu 24 ocorrências entre a madrugada e a tarde dessa quinta-feira (19). Os registros ocorreram entre a 1h e as 17h30, e todos estavam relacionados à forte chuva que atingiu Juiz de Fora. Os chamados partiram de várias regiões. Entre os registros mais graves estão o desabamento parcial de uma edificação, alagamentos e a queda de uma árvore na Praça Antônio Carlos (PAC).
A ocorrência na PAC foi atendida por funcionários da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) na manhã desta quinta, sem o registro de pessoas feridas. Agentes da Empav realizaram o trabalho de limpeza e retirada da árvore do local. Participaram também servidores da Funalfa, já que a árvore destruiu um monumento em homenagem a Bernardo Mascarenhas, e agentes da Guarda Municipal, que estiveram no local para prestar proteção ao patrimônio do município. Técnicos da fundação recolheram os escombros para avaliar os danos, e o monumento será restaurado.
Também entre as ocorrências mais graves está o desabamento parcial de uma edificação, no Bairro Milho Branco. Além disso, um muro de contenção ficou trincado no Nova Era. Dois muros de divisa ameaçaram desabar no Santos Dumont e no Fontesville. Também foram constatadas trincas em paredes em endereços da Cidade do Sol e nos bairros Alto dos Passos e São Mateus.

Dois alagamentos foram registrados na Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro, e também na Rua Vidal Filomino, em Igrejinha, além de enxurrada, no Ipiranga. Outro tipo de ocorrência informada pela Defesa Civil foi uma infiltração em um muro de divisa, na Rua Ribeiro de Abreu, Bairro Bairu, Zona Leste. Ainda segundo o órgão, nenhum dos problemas teve alta gravidade.
Taludes
As ocorrências mais recorrentes foram relacionadas a escorregamentos de talude. Foram registrados casos na Rua Visconde de Mauá, no Bairro Santa Helena; na Rua da Estação, no Bairro Igrejinha; na Rua Joaquim Borges Pereira, no Granjas Betânia; na Rua João de Deus Pereira, no Nova Germânia; na Rua Rogério Fernando Escoralik, no Jardim Cachoeira; e na Rua Senador Milton Campos, no Bairro Parque Guarani. Nos bairros São Judas Tadeu, Nova Benfica, Francisco Bernardino, Jardim de Alá e Vila Ozanan foram registradas ameaças de escorregamento de talude.