Volta às aulas em JF é baseada no amor e no sorriso que abraça
PUBLIEDITORIAL
Rede de Ensino Conexão está adequada aos protocolos de segurança e preocupada com acolhimento de seus alunos
Já se passaram mais de 200 dias de isolamento após decretada a pandemia do coronavírus. Desde então, os relacionamentos foram alocados para o mundo virtual e, para lá, foi também a escola. Neste cenário constituído por diversos atores – famílias, docentes, gestores, estudantes -, há de se considerar que nem todos reagiram com flexibilidade de adaptação ao ensino remoto. Entretanto, as imediatas providências e soluções propostas pela Rede amenizaram, sobremaneira, os impactos do distanciamento. Enquanto estudos avançam e a flexibilização acontece, a volta às aulas em JF presenciais é cada vez mais próximo. Todas as unidades do Conexão e seus colaboradores estão preparados para acolher os alunos, assunto que você acompanha nessa segunda reportagem da série especial que trata sobre os desafios do ensino, em um ano pós-pandemia.
Diante da avalanche de mudanças, nenhuma criança ou adolescente estava preparado para enfrentar tanto tempo em isolamento. Daí o papel fundamental do colégio em minimizar todas essas expectativas. A escola jamais será a mesma, e alguns de seus processos, também não. “É fundamental que o aluno volte a conviver com outros estudantes. Nosso foco está no acolhimento socioemocional, pois os impactos foram imensos e nem sempre semelhantes. Agora estamos resgatando o que foi perdido e nos preparando para os meses que ainda estão por vir”, destaca o diretor administrativo da Rede de Ensino Conexão, Emerson da Cunha Vianna.
Máscaras transparentes na volta às aulas em JF
Apesar do desconforto que ainda paira no ar, em decorrência da convivência em ambiente restrito e sem o contato presencial com amigos, a volta às aulas é um momento muito aguardado por toda a comunidade escolar.
Sem poder abraçar, o sorriso será a forma cativante de acolher e, para isso, um detalhe simples fará toda a diferença. Dentro das unidades da Rede de Ensino Conexão, serão usadas máscaras faciais transparentes, pois a escola acredita que o estar junto e enxergando o sorriso do outro potencializa e floresce as relações humanas.
“A escola proporciona o ensino e a aprendizagem em cima de material didático, potencializando os valores familiares e cristãos e desenvolvendo uma melhor relação entre as pessoas no convívio social. Poderemos então abraçar por meio do sorriso e com o olhar”, ressalta Emerson, acrescentando que “nossas instituições estão atentas às mudanças comportamentais relacionadas ao tempo excessivo de isolamento, buscando entender essa nova realidade e elaborando estratégias em conjunto, uma vez que o sucesso do retorno depende do sucesso de cada envolvido neste processo”.
Diálogo e segurança
A Rede de Ensino Conexão possui quatro unidades oferecendo ensino desde o maternal ao pré-vestibular/Enem, sendo duas no Centro, uma em São Mateus e outra na Zona Norte. As instituições disponibilizam áreas amplas, auditório, cantina, área de convivência e salas temáticas. Suas estruturas foram cuidadosamente preparadas de acordo com os protocolos de saúde orientados pelo Ministério da Saúde e pelo município. Os estudantes terão acesso a medidor térmico, tapetes sanitizantes, máscaras face shield, dispenser de álcool em gel, e o suporte ininterrupto de profissional da área de saúde. Lavabos com kits de sabonete e toalha descartável foram instalados em pontos estratégicos dos colégios, para proporcionar constante higienização das mãos, sempre que necessário.
“A escola está totalmente preparada. Iremos fazer intervalos escalonados para que um número menor de alunos circulem em áreas comuns. Mais que isso, investiremos tempo em sala de aula com rodas de diálogo antes mesmo de passar qualquer conteúdo. Nossos professores, coordenadores e colaboradores estão sendo capacitados frequentemente para serem suportes dos nossos mais de mil alunos. Durante todo esse tempo, muitos viveram experiências que nós sequer imaginávamos. Por meio da escuta entenderemos a realidade de cada um para melhor contribuir na solução de seus desafios. Certamente será um retorno baseado no amor, no conforto, no carinho e na segurança”, afirma o diretor administrativo da Rede que, para 2021, aposta no ENSINO HÍBRIDO no qual uma parte do aprendizado ocorre de maneira presencial e a outra on-line, e na implantação do Novo Ensino Médio, conforme as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação.
Leia também: Ensino híbrido, a nova cara da educação em Juiz de Fora
Site: colegioconexao.com.br
Instagram: @colegioconexaojf
Facebook: /colegioconexaojf
Telefone: (32) 3691-9902