Com mais três óbitos, Juiz de Fora soma 193 mortes por Covid-19
Município ainda superou, nesta sexta-feira (18), o número de 20 mil casos de síndrome gripal, considerada suspeita para o coronavírus
Em boletim divulgado nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou novas três mortes em decorrência de Covid-19 na cidade. Uma das vítimas fatais é um idoso, 65 anos, cujo óbito foi registrado nesta quinta-feira (17). As outras duas mortes, também de idosos, ocorreram em 6 de julho, há 74 dias. Ambas as vítimas tinham 75 anos. Não há nenhuma morte sob investigação.
Questionada pela Tribuna, a PJF informou que uma unidade hospitalar não teria informado os óbitos à Subsecretaria de Vigilância em Saúde na data em que ocorreram. Logo, como as mortes foram notificadas ao Município apenas nesta sexta, constam finalmente no boletim epidemiológico. De acordo com a Secretaria de Saúde, o idoso de 65 anos tinha comorbidades como doença cardiovascular crônica, doença renal crônica e obesidade. Já um dos idosos de 75 anos, além de doença cardiovascular crônica, tinha ainda doença neurológica crônica. A terceira vítima, uma idosa de 75 anos, não portava comorbidades.
Além das novas mortes registradas, a Secretaria de Saúde contabilizou outros 94 pacientes infectados pela Covid-19 no boletim desta sexta. Já são 5.611 pessoas que contraíram o coronavírus na cidade. O número de casos suspeitos, por sua vez, ultrapassou a marca de 20 mil após novos 158 registros, totalizando 20.029.
Média de casos confirmados
A manutenção do crescimento dos índices epidemiológicos de Juiz de Fora levou o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 a vetar o avanço da Microrregião de Juiz de Fora para a “onda verde” do Minas Consciente, bem como a retomada de aulas presenciais do Colégio Militar. Conforme a PJF, nessa quinta, a média de novos casos confirmados do coronavírus por dia em Juiz de Fora era de 46, índice 70% superior ao de 27 registrado pelo Município em 9 de setembro, por exemplo.
Taxa de ocupação de UTIs no SUS está em 76,88%
Por volta das 18h30 desta sexta, o Painel Gerencial da PJF, responsável por reunir os principais dados da Covid-19 em Juiz de Fora, registrava 182 pacientes de Covid-19 hospitalizados em leitos de enfermagem e terapia intensiva. Destes, 108 ocupavam leitos clínicos. Somados aos outros 812 pacientes que estavam internados em leitos de enfermaria, a taxa de ocupação das redes privada e pública de Juiz de Fora chegava a 66,57%.
Já em relação aos leitos de terapia intensiva, 74 estavam ocupados por vítimas de Covid-19 e outros 130 por pacientes com outras enfermidades. Tal ocupação representava um índice de 74,73%. Entretanto, se os números fossem recortados conforme os leitos disponíveis apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa subia para 76,88%.
Tópicos: coronavírus