Caixa divulga alteração do calendário do auxílio emergencial
Instituição alerta os usuários de que não será necessário ir até as agências; crédito continuará sendo destinado ao aplicativo Caixa Tem,
Após o fim do prazo para novas inscrições para o recebimento do auxílio emergencial do Governo, no último dia 3, a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a realizar os pagamentos do último lote nesta quarta-feira (22). A CEF divulgou mudança no cronograma de acerto, elaborada pelo Ministério da Cidadania, por meio de publicação no Diário Oficial da União, ocorrida na sexta-feira. A Caixa alerta os usuários de que não será necessário ir até as agências. O crédito continuará sendo destinado ao aplicativo Caixa Tem, assim como os anteriores.
A nova organização, segundo o superintendente de Rede da Caixa, Carlos José Veiga, leva em consideração os ciclos e tem por base a data de nascimento. O que muda, na prática, é a unificação dos calendários. Antes havia um para cada lote. Agora todos os lotes receberão de acordo com o mesmo calendário, com divisões em ciclos. Em abril, foi pago o primeiro lote. Em maio, os beneficiários do primeiro lote receberam a segunda parcela, e os do segundo lote receberam a primeira e assim seguiram com a entrada do terceiro lote em junho e do quarto em julho.
A partir desta quarta, tem início o pagamento da quarta parcela para quem pertence ao primeiro lote, no primeiro dos quatro ciclos, de modo que todos os beneficiários terão acesso a cinco parcelas de R$ 600.
Os pagamentos de todos os lotes serão feitos de acordo com o mês de aniversário. Os primeiros a receber, de todos os cinco lotes, são os nascidos em janeiro. O valor depositado cai na poupança digital nessa quarta, e o dinheiro fica disponível para saque em dinheiro no dia 25 de julho.
Os pagamentos do quarto e último ciclo serão encerrados em dezembro, nessa fase só recebem os lotes 3, 4 e 5. Sendo que as pessoas pertencentes ao quinto lote devem receber duas parcelas juntas na última fase. A Caixa salienta que os beneficiários do Bolsa Família não se encaixam nessas alterações e recebem nas datas previstas, sem alterações.
Sem necessidade de ir à agências
A mudança trouxe dúvidas para alguns usuários, que buscaram atendimento em agências de todo o país, formando aglomerações, justamente o que se pretende evitar. O superintendente de Rede da Caixa, Carlos José Veiga, reforça a orientação de que não é necessário buscar as agências. “Não precisa ir de madrugada para as unidades, nem comparecer presencialmente. Qualquer problema pode ser reportado ao aplicativo Caixa Tem. No período de crédito liberado na poupança virtual, é possível pagar as contas de água, luz, telefone e gás. Também é possível comprar pelo cartão de débito virtual.”
Não há necessidade de ir às agências quando o cidadão precisar sacar dinheiro. No próprio aplicativo é possível gerar um código e ir à alguma lotérica ou em alguma máquina de autoatendimento 24 horas, também usando o código. “Eventualmente, se não conseguir fazer a operação por falta de conhecimento, ou alguma outra dificuldade, pode comparecer à agência, com documento de identidade e CPF em mãos.”
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