Minas confirma 19 casos de coronavírus e transmissão comunitária em BH

Juiz de Fora continua com 17 suspeitas da doença e dois casos confirmados


Por Carolina Leonel

18/03/2020 às 17h03- Atualizada 18/03/2020 às 17h30

Dezenove casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados em Minas Gerais. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18) no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES-MG). Conforme o documento, a capital Belo Horizonte, com 266 suspeitas e dez confirmações, já registra transmissão comunitária – quando não é mais possível relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão. Portanto, Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro a registrar transmissão comunitária: São Paulo e Rio de Janeiro já registravam esta forma de transmissão da doença.

Juiz de Fora, de acordo com o levantamento, não teve dados alterados em relação ao boletim divulgado na terça. O município permanece com 17 suspeitas de Covid-19, que estão sendo investigadas, além de dois casos confirmados e um descartado. Os pacientes com diagnóstico confirmado da doença na cidade são um homem, 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos, e um homem, 30 anos, cujo contágio ocorreu de forma local, visto que o rapaz é amigo do filho do idoso também diagnosticado com a doença.

Todos os cinco novos casos contabilizados no novo boletim são referentes a moradores de Belo Horizonte.  Conforme o boletim, além dos dez casos da capital, há também um em Coronel Fabriciano, um em Divinópolis, um em Ipatinga, dois em Juiz de Fora, um em Nova Lima, um em Patrocínio, um em Sete Lagoas e um em Uberlândia. Há, ainda, 703 suspeitas em investigação e 88 casos descartados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.