Medalha Rosa Cabinda condecora 25 homenageadas

Comenda será entregue nesta sexta, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora


Por Tribuna

12/03/2020 às 07h00- Atualizada 12/03/2020 às 09h03

A solenidade da terceira edição da Medalha Rosa Cabinda vai homenagear 25 mulheres nesta sexta-feira (13), às 19h, no plenário da Câmara Municipal. A homenagem, realizada por coletivos feministas de Juiz de Fora, visa a valorizar a contribuição de mulheres da cidade e da região para a construção da cidade. A comenda é uma contraposição à Medalha Henrique Halfeld, também ofertada pela Prefeitura, mas que, em sua maioria, desde a criação, contempla apenas homens. Rosa Cabinda foi escrava do Comendador Henrique Halfeld e conseguiu a própria alforria apenas após recorrer à Justiça, apesar de ter direito à liberdade desde a promulgação da Lei Rio Branco, em 1871.

As homenageadas foram indicadas por coletivos, organizações e instituições feministas que constroem este evento. São mais de 20 grupos, movimentos de mulheres e sindicatos. Serão contempladas com a Medalha Rosa Cabinda a professora doutora honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e uma das criadoras do Coletivo Vozes da Rua, Adenilde Petrina; a diretora regional do Sind-UTE, Maria Raymunda; a DJ e produtora cultural, Amanda Barbosa Rosa; a militante do grupo Mães pela Diversidade, Rosângela Pereira do Carmo; a rapper Raiane Chagas Siqueira; a líder no movimento dos sem terra, Marlene Marta dos Santos; a primeira mulher trans a participar dos Jogos Universitários, Maria Cysneiros da Costa Reis; e a diretora escolar Cátia Luciana Rosa Machado.

Ainda receberão a comenda a professora e militante do movimento popular/sindical Berenice Celeste Alves; a jornalista Daniela Arbex; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Juiz de Fora, Cátia Moreira de Paula; a motorista de ônibus Maria Aparecida Laurito; a líder comunitária do Bairro Santo Antônio, Zeneides Martins Barbosa; a auxiliar de serviços gerais do Colégio João XXIII, Romilda dos Santos; a criadora do Projeto Sou +, Yasminn Moreira Rodrigues; a Miss Minas Gerais Plus Size Jackeline Augusto dos Santos; a ex-agente comunitária de saúde do Bairro Poço Rico, Aparecida Fátima dos Santos; a professora de Direito da UFJF e integrante do Coletivo Marielle Franco, Joana de Souza Machado; a advogada na área de Direito Público, Joana Gouvêa; a professora da Faculdade de Comunicação da UFJF e atriz, Márcia Falabella; a militante do MST Elisangela das Dores Carvalho; e a dirigente da casa de axé Ylê Asé Bará Afefé, Yalorixá Marcia de Yansã.

Além das homenageadas individualmente, a Medalha Rosa Cabinda será entregue ao Espaço Amplitud, liderado por duas mulheres; à banda Tatá Chamas e as Inflamáveis, formada por quatro mulheres e três homens; e ao projeto Deixa Ela Treinar, voltado para mulheres no esporte, idealizado pela doutoranda em gênero e esporte da UFJF, Fernanda Dias.

 

(Correção: Anteriormente a Tribuna informou que a medalha é organizada pela Prefeitura. Na verdade, trata-se de uma iniciativa de coletivos feministas)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.