Reforma íntima
O processo de iluminação íntima requer disciplina e esforços constantes. Grande equívoco quando imaginamos que abnegação e altruísmo constituem concessão divina. Método, esforço diuturno, amor ao trabalho, serenidade diante das provas da vida e sacrifícios que beneficiem a outrem estão entre os quesitos para ascensão dos degraus iluminativos.
Importante ressaltar a diferença entre crença e iluminação. A crença está relacionada às verdades espirituais que incorporamos. O espiritismo nos reporta aos princípios reencarnatórios, às leis de causa e efeito, à comunicação entre encarnados e desencarnados, às leis que regem o universo, à pluralidade dos mundos etc. Acreditar em todas essas premissas nos favorece conhecimento. A iluminação, porém, requer de nós mais que isso. Impõe-se evangelização de nossos sentimentos.
O roteiro para o progresso íntimo é o evangelho de Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” O espírito mais luminoso que desceu sobre a terra veio nos descortinar o caminho de ascensão espiritual através de seu exemplo.
Ressaltamos que o progresso é individual. Nossos espíritos protetores e amigos podem nos auxiliar, intuindo-nos para o melhor caminho, mas não farão o trabalho que nos compete. Lembremo-nos: o professor ensina o aluno, sem, no entanto, lhe responder as questões da prova.
O voo de ascensão de nossos espíritos requer duas asas. Asas do amor e do saber. O conhecimento sem o sentimento iluminado pode conduzir o homem ao emprego malévolo do seu saber, a exemplo de uma invenção maravilhosa que possa beneficiar, porém com o propósito de destruir. Somente a consciência iluminada com princípios cristãos favorece o bem comum, constrói para beneficiar, cria para socorrer e compõe para enlevar.
Segundo Emmanuel, esse processo de reforma íntima passa pelo combate de nossas más paixões, pelo autodomínio e pelos sacrifícios santificantes. O “orai e vigiai” de Jesus constitui recurso precioso nesse caminho iluminativo.
O melhor dia para começarmos? Hoje! Perscrutando a nós mesmos, num processo sistemático de autoconhecimento e combate ao homem velho, para nascimento de um homem novo que venha a espargir a paz, o amor e a luz.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.