Os desafios de envelhecer
A terceira idade pode ser pensada como época da vida de sossego e tranquilidade, em que a maioria dos desafios já foi cumprida. Época de curtir a vida, tendo uma aposentadoria decente para quem trabalhou por, no mínimo, 30 anos a produzir todos os tipos de riquezas para nosso país. Se não for isso que acontece com a turminha da terceira idade, pelo menos espera-se algo semelhante.
Como médico, presencio toda sorte. Algumas não tão alegres como se esperam para a faixa etária. Observo idosos com dificuldade financeira devido à ínfima aposentadoria, que mal dá para comprar seus remédios, além da dificuldade de moradia e do desrespeito de muitos. Aquela suposta tranquilidade de dever cumprido é convertida em estresse diário de forma intensa e selvagem.
Apesar de todas as adversidades, observo que as pessoas da terceira idade são otimistas, cheias de energia e dificilmente deixam-se abater. Não se importam em ter que trabalhar, mesmo de forma compulsória, e, geralmente, o fazem com alegria. O trabalho complementa a renda e prova, para nossa sociedade, que o prazo de validade só vence com a chegada da morte. Até lá, devemos aproveitar seus ensinamentos, seguir seus conselhos e respeitá-los pelas experiências de vida que possuem.
Sobre aproveitar a vida, tentam às suas maneiras, mas uma coisa é certa: apresentam uma grande responsabilidade com os compromissos, e não é de se estranhar caso abram mão de sua liberdade ou seu dinheiro, dentre outras atividades aprazíveis, em prol de cuidar de netos ou bisnetos, tanto que há progressivo aumento do número de avô-pai, avó-mãe e idoso arrimo de família! E eu afirmo: quando preciso, fazem com extrema alegria!
A terceira idade deve ser aproveitada da melhor maneira possível, através de viagens, reuniões familiares, praticando esporte ou yoga ou também trabalhando de segunda a sábado, oito horas diárias, tendo as mesmas responsabilidades de outrora. Mas é fato que tudo tem que ser com responsabilidade para se manter a boa sanidade física e mental. A velhice não é uma doença, não incapacita e não é contagiosa. Como você gostaria de ser tratado no futuro? Certa vez, estava assistindo a uma entrevista de Chico Anysio quando este completou 70 anos. Perguntaram para ele se era ruim ter essa idade. Ele respondeu: “Pior do que ter 70 anos é não chegar a tê-los”.