Conversão para franquia: oportunidade de negócio

PUBLIEDITORIAL

Quatro das seis unidades da RE/MAX em Juiz de Fora são frutos de conversões. Em todo o país, 48% das franquias da rede nasceram desta modalidade


Por Re/max

25/08/2019 às 07h00- Atualizada 26/08/2019 às 10h19

O investimento em franquias imobiliárias nem sempre está associado à ideia de empreender. É um recurso muito utilizado por quem já possui uma empresa consolidada e nutre a vontade de vê-la crescer a partir da conversão do negócio em uma franquia, agregando mais recursos aos seus serviços. Conforme dados da RE/MAX Brasil, 48% de suas lojas no país foram, no passado, imobiliárias independentes. Em Juiz de Fora, quatro das seis unidades nasceram deste processo. A mais recente foi a Imobiliária Lawall, que, a partir de setembro, passa a se chamar RE/MAX Aliança. As outras três – Spazio, Soip e Casa Nova – também iniciaram sua trajetória atuando de forma individual e, hoje, colhem bons resultados em rede, somando-se às RE/MAX Total e Fácil, que ‘startaram’ o projeto do zero na cidade.

CASA NOVA

“Muitos empresários do setor imobiliário migram para a RE/MAX visando um aumento em seu faturamento, além de contar com os treinamentos que a marca oferece a eles e aos corretores associados por meio da Universidade Corporativa RE/MAX. O trabalho em rede também é um atrativo por dois motivos: ampliação dos serviços e da oferta de imóveis, pois todas as franquias podem realizar negócios tanto nacionais como internacionais; e o network entre os franqueados, já que a RE/MAX permite o trabalho em grupo por meio da troca de ideias e de experiências, algo que é fundamental para melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, refletirá no desempenho financeiro do negócio. Ou seja, quanto mais você aprende, mais você ganha”, explica o master franqueado regional da RE/MAX Zona da Mata e Vertentes, Eustáquio Lopes Junior.

O último pilar que favorece a migração das imobiliárias para uma franquia, segundo ele, é ter a chancela de uma marca mundialmente reconhecida como a RE/MAX, que está presente em mais de 110 países. No Brasil, a rede possui mais de 240 agências e mais de 2.500 corretores associados.

fácil

Quando devo converter meu negócio para uma franquia?

Conforme o também master franqueado regional da RE/MAX Zona da Mata e Vertentes, Jonas Pyun, o processo de conversão requer apenas um cálculo: estando em rede, o fluxo de negócio na imobiliária aumentaria em mais de 10%? Se sim, vale à pena converter. Se não, a conversão não é válida para o negócio. “É difícil que não ocorra um aumento no faturamento, já que em uma conversão é muito comum aumentar em mais de 20%. O que faz uma conversão não dar certo são problemas em relação à adaptação de cultura, ou seja, ao modelo de negócios da RE/MAX que faz dela um case de sucesso. Por isso, é preciso se perguntar: ‘estou preparado para essa mudança?’”, ressalta.

Em relação aos investimentos, os mesmos são mais simples, já que o futuro franqueado não terá custos com estrutura, pois irá aproveitar o ponto que já possui e está consolidado. “O que vai mudar são os aspectos estéticos, como os letreiros e demais identidades visuais, e o sistema de CRM para o cadastro de imóveis e de clientes, que deve ser adaptado ao da RE/MAX. O custo disso está inserido na taxa fixa que o franqueado paga”, pontua. Outra vantagem é não precisar mais despender tempo e dinheiro para ações de marketing para fomentar o seu negócio. Uma vez franqueado, o empresário pode utilizar das campanhas da própria RE/MAX.

Soip

Migração pode ocorrer em 90 dias

O processo de conversão de uma imobiliária convencional para uma franquia RE/MAX dura, em média, 90 dias. Neste período, além das adaptações visuais, o franqueado precisa passar pelo primeiro ciclo de treinamento, que tem duração de seis dias. Já os corretores fazem a Formação Inicial de Corretores RE/MAX (FIC). “Em 90% dos casos, os corretores são os profissionais que mais ficam satisfeitos com o processo, pois passam a ter acesso a uma infinidade de treinamentos oferecidos pela RE/MAX, que supre uma demanda muito latente dentro da profissão”, finaliza Jonas Pyun.

Unidades RE/MAX em Juiz de Fora

RE/MAX Aliança
Rua São Mateus, 470, São Mateus
(32) 3232-3061

RE/MAX Total
Avenida Barão do Rio Branco, 3.837 – Bom Pastor
(32) 3025-7600

RE/MAX Spazio
Rua Ataliba de Barros, 172, Loja 02 – São Mateus
(32) 3031-0100

RE/MAX Casa Nova
Avenida Barão do Rio Branco, 2.872, 1° Piso Loja A – Centro
(32) 3257-6650

RE/MAX Fácil
Avenida Itamar Franco, 2.102, São Mateus
(32) 3025-1800

RE/MAX Soip
Avenida Barão do Rio Branco, 2.679, sala 1.208, Centro
(32) 3026-3600

rodape

conteudo anunciante2

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.