Ademir Fonseca é o novo técnico do Tupi
Ademir terá apenas três jogos para buscar a classificação para a segunda fase. Vice-campeão do Módulo II do Mineiro com o Uberlândia, treinador somará terceira passagem por Santa Terezinha

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasA três rodadas do fim da fase classificatória, Ademir Fonseca, 56 anos, substituirá Beto Sousa, 38, no comando técnico do Tupi na Série D do Campeonato Brasileiro. Anunciada a demissão de Beto neste domingo (19), o Carijó concluiu, na segunda-feira (20), as negociações para o retorno de Ademir à Santa Terezinha, onde trabalhou em 2001 e 2010. Vice-campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro com o Uberlândia Esporte Clube, Ademir encontrará o Tupi com apenas um ponto conquistado em três rodadas; os dois próximos jogos acontecerão em Novo Horizonte (SP) e Itaboraí (RJ). O treinador é aguardado, em Juiz de Fora, nesta terça (21).

“É com muito prazer que retorno ao Tupi. É a minha terceira passagem. Infelizmente, sempre em situações muito difíceis. Mas acredito que, com colaboração e união de todos – jogadores, comissão técnica, diretoria e imprensa -, possamos, mais uma vez, quem sabe, buscar uma classificação, que é praticamente impossível”, afirma Ademir. O primeiro contato entre o técnico e os jogadores deve acontecer nesta terça, no Estádio Salles Oliveira, em sessão de treinamento fechada à imprensa, em preparação para o confronto diante do líder Novorizontino, nesta sexta (24), às 19h30, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. A apresentação de Ademir, entretanto, acontecerá somente na quarta, às 8h30, também em Santa Terezinha. “Vamos lutar muito, trabalhar nesses dias, conversar bastante e tentar extrair o máximo dos atletas para que eles possam desenvolver o melhor futebol”, completa.
Procurado pela Tribuna, o consultor de futebol do Tupi, André Luiz, não atendeu os contatos da reportagem. Em seis meses, Ademir Fonseca será o quarto treinador a passar por Santa Terezinha. Em 1º de dezembro último, junto ao elenco, Aílton Ferraz fora apresentado para o Campeonato Mineiro. Em 4 de fevereiro, anunciada a demissão de Aílton após cinco jogos, Gérson Evaristo fora apresentado para a sequência do estadual. Entretanto, em 24 de janeiro, a saída de Evaristo e membros da comissão técnica, bem como a demissão do então diretor de futebol Nicanor Pires, foram seladas pelo Carijó. Em 1º de março, André Luiz, responsável pela formação do elenco do sub-20, assumiu a gerência do futebol e, Beto Sousa, outrora auxiliar de Aílton Ferraz, o comando técnico do Carijó.
LEIA MAIS: Tupi segue seu calvário e perde mais uma na Série D
Susto em Uberlândia
Ademir Fonseca foi anunciado como técnico do Uberlândia para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro em 9 de novembro último. Devolver o time do Triângulo Mineiro à elite era seu principal objetivo. Em 5 de maio, após a vitória sobre o Serranense, por 3 a 0, a missão foi cumprida. Classificado à final, o Uberlândia de Ademir, entretanto, finalizou a competição com o vice-campeonato, depois de empatar, em casa, em 1 a 1, com o Coimbra, mas perder, em Sete Lagoas, por 1 a 0.
Em 17 de março, na sexta rodada do Módulo II, um problema médico quase tirou Ademir da beira dos gramados. Após o confronto diante do Serranense, Ademir sofreu um infarto e foi encaminhado às pressas para o hospital; com o estado de saúde considerado grave, foi submetido a procedimentos cirúrgicos, como cateterismo e angioplastia. Cerca de 20 dias depois de sofrer infarto, Ademir Fonseca voltou às atividades junto ao elenco.
Vasto currículo
Ademir Fonseca é nome conhecido entre clubes do interior do futebol brasileiro, sobretudo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; em 22 anos de carreira, acumula passagens por 39 clubes. Em Minas, além de dirigir o Tupi, em 2001 e 2010, comandou a Caldense, em 2004, 2007 e 2012; Ipatinga, em 2004; a URT, em 2016; e o Uberlândia, em 2019. Em São Paulo, esteve à frente de clubes como Ituano – em que foi campeão paulista, em 2002 -, São Bento, Mogi Mirim, Inter de Limeira e Santo André. Já no Rio de Janeiro, treinou Madureira, Volta Redonda, Cabofriense, América e Resende. Ademir foi ainda campeão paraense, em 2006, à frente do Paysandu, e campeão alagoano, em 2013, pelo CRB.









