Juiz-foranos reclamam de linha cruzada na telefonia móvel

Usuários de celulares contam sobre os problemas enfrentados, apesar de queixas não terem sido formalizadas no Procon


Por Tribuna

23/04/2019 às 18h23- Atualizada 23/04/2019 às 18h48

Apesar da falta de queixas formalizadas no Procon, clientes de telefonia móvel têm reclamado da ocorrência de linha cruzada em Juiz de Fora. Embora sejam clientes de diferentes operadoras, enfrentam o mesmo problema: ligar para um número da agenda e ser atendido por alguém diferente do contato acionado. Embora essa falha não conste nos registros recentes do órgão de defesa do consumidor, o Procon de Juiz de Fora contabiliza 1.046 queixas contra o serviço de telefonia móvel prestado pelas operadoras do início do ano até esta terça-feira (23). Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram formalizadas 966 reclamações, a alta chega a 8,2% na cidade.

A universitária Joana Campos comenta que, desde sábado, está enfrentando esse transtorno. “Já está sendo recorrente.” No final de semana, comenta, ligou para o primo e foi atendida por uma pessoa desconhecida. Ela fez nova tentativa, fazendo questão de confirmar o número antes de digitar, e, mais uma vez, a ligação foi direcionada para outra pessoa. “Aconteceu uma seis vezes no período de sábado até esta terça.” A universitária comenta que as primeiras ligações foram feitas no celular da mãe, que é da operadora Oi. De início, ela achou que o problema era específico da empresa, mas voltou a ter a linha cruzada ao fazer ligações com o seu próprio celular, da operadora TIM. “É muito desconfortável. Minha mãe ligou para a minha tia e começou um assunto que não precisava ter sido dito para outra pessoa. É um incômodo.” Joana também destacou o problema da cobrança indevida, já que a ligação com direcionamento errado será tarifada em sua conta da mesma forma.

Na segunda-feira, Maria Helena Almeida, cliente da Oi, tentou, por duas vezes, falar com uma amiga, cujo contato está salvo no celular. Nas duas, um mesmo rapaz atendeu. “Ele falou que, quando eu ligava, aparecia a foto e o nome de um amigo dele.” A título de teste, o rapaz ligou para a amiga da Maria Helena e, para surpresa de todos, aparecia o nome e a foto dela. “Tudo muito estranho. A minha operadora é Oi, a da minha amiga é Claro e a do rapaz também é Claro.” A expectativa dela é que o problema seja resolvido em breve.

A professora Mariana Ribeiro da Costa comenta que, além da linha cruzada de uma ligação que fez, também recebeu uma chamada com o mesmo problema. “Recebi uma ligação, no meu número, que seria para outra pessoa. A senhora ligava para outro número e caía no meu. Várias vezes.” Também na segunda-feira, Mariana foi ligar de um celular da Oi para a irmã, cliente da TIM, e a ligação foi direcionada para um fixo, também da Oi. “Eu precisava falar com certa urgência, precisava de uma informação naquele momento. A linha cruzada acaba atrasando o tráfego da informação, que deveria ser rápido.”

A Tribuna procurou todas as operadoras que atuam em Juiz de Fora. A Oi, por meio de sua assessoria, afirmou que “uma falha pontual na interconexão de sua rede com as demais operadoras afetou pontualmente o seu serviço de telefonia móvel, percebido por alguns clientes em Juiz de Fora”. A informação é que técnicos da companhia foram acionados imediatamente, e os serviços foram normalizados.

A TIM informou que “não houve falha massiva e está averiguando se houve alguma falha pontual”. Caso tenha ocorrido, o posicionamento é que a empresa “tomará todas as medidas necessárias para solucioná-la o mais rapidamente possível”. A Claro, por meio de sua assessoria, assegurou que seus serviços de ligações estão operando normalmente em Juiz de Fora.

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