Dia de São José movimenta paróquia em Juiz de Fora
Nesta terça-feira é celebrado dia do santo que dá nome ao templo da Avenida Sete de Setembro.
Cerca de 10 mil fieis devem passar nesta terça-feira (19) na Paróquia de São José, na Avenida Sete de Setembro, em celebração ao dia do Santo da Igreja Católica. Desde as 6h, são promovidas missas a cada duas horas, com previsão de término às 20h. Já nas primeiras horas da manhã, centenas de pessoas se reuniam para agradecer, festejar e pedir graças ao patrono universal da Igreja, da justiça social e da família. Na celebração das 8h, presidida pelo padre Pierre Maurício, da Missa do Impossível, houve encenação de parte da vida do santo, carpinteiro por ofício, considerado pai adotivo de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria.
Ao final das missas, fiéis distribuíam na porta da igreja saquinhos de São José com orações ao santo e moeda, uma forma da agradecer a uma graça recebida. Uma das pessoas presentes que fazia a entrega aos frequentadores era a cuidadora Maria de Fátima Oliveira. Ela contou que recebeu uma graça do santo, pedida no ano passado e, por isso, fazia a distribuição de 19 saquinhos, conforme determina a tradição. Devoto de São José, o jardineiro José Márcio de Azevedo chegou mais tarde ao trabalho para poder ir à igreja e agradecer por uma graça recebida. Ele acompanhou a missa das 8h. “Pedi a São José que me ajudasse a cobrir minha casa. Recebi a graça e hoje venho agradecer”, disse.
O Santo
São José era noivo de Maria quando soube que ela esperava um filho que não era dele. De acordo com os ensinamentos bíblicos, o então carpinteiro pensou em abandoná-la, o que faria com que ela fosse apedrejada. Porém, ele sonhou com um anjo que explicou sobre a gravidez de Maria, proveniente de uma ação do Divino Espírito Santo. José, então, se casa com Maria e foge com ela para o Egito para preservar Jesus, que era perseguido por Herodes. “São José é um home justo, que nos ensina a viver a vontade de Deus. São José é padroeiro das famílias, foi aquele que proveu as necessidades da família dele, Maria e Jesus. Ele podia ter negado ao convite de Deus, mas disse sim ao projeto de salvação e deixa de lado sua vontade”, explicou padre Pierre.
Cerco de Jericó
Além de celebrar o dia do santo, a paróquia de São José lembrou nesta terça o fim do Cerco de Jericó, que ocorreu entre os dias 12 e 18, quando a igreja ficou 24 horas aberta. Neste período, foram colocados no templo canteiros onde os católicos depositavam sementes. “Estas sementes são um sinal da nossa confiança em Deus, por isso, ao chegar à igreja, ainda durante o Cerco de Jerico, tinha apenas os canteiros com terra. Depois de pedir a Deus durante o Cerco que todas as dificuldades de nossa vida caiam por terra, vimos hoje um jardim florescer, representando assim as graças e bênçãos que Deus há de confiar a nós pela intercessão de São José” finalizou o padre Pierre Maurício.
Além da paróquia de São José, a Arquidiocese de Juiz de Fora preparou uma programação especial para o dia do santo. Às 18h, acontece procissão saindo da capela de São José no Bairro Santa Luzia, seguida de missa. A capela fica na Rua Luiz Basílio Castor 735.
Já às 19h há missa na Capela de São José, que fica na Rua Dom Silvério, 483, Alto dos Passos. A programação completa está no site da Arquidiocese.