Semana começa com falta d’água em bairros de JF

Cesama pede que seja feito uso racional da água. Na Zona Norte, vazamento em rede promete distribuição em vários bairros


Por Tribuna

28/01/2019 às 12h50- Atualizada 29/01/2019 às 12h37

agua cesama fernando
Durante o fim de semana, Tribuna recebeu reclamações sobre desabastecimento em diversos bairros; água não chega nas caixas (Foto: Fernando Priamo)

Moradores de diversos bairros de Juiz de Fora continuam a sofrer com a falta de água. O problema acontece desde a última semana. A situação levou residentes do Bairro Progresso, Zona Leste da cidade, a fecharem, na tarde de domingo (27), a Rua Manoel Lage como forma de protesto. A manifestação foi encerrada após o envio de caminhão-pipa. Já nesta segunda-feira (28), bairros da Zona Norte tiveram abastecimento comprometido por conta de vazamento. Foram atingidos: Cidade do Sol, Nova Era, Jóquei Clube, Santa Lúcia e adjacências. A Cesama pede que seja feito o uso racional de água e descarta a realização de rodízio.

Durante o fim de semana, a Tribuna recebeu reclamação de moradores dos bairros Eldorado, Marumbi, São Benedito, Alto Bairu, Nova Era e Progresso. Todos relataram falhas no abastecimento, sendo que alguns afirmaram que não havia água nenhuma em suas casas. No último sábado (26), o jornal havia publicado reportagem sobre o desabastecimento em algumas regiões. Segundo informou a Cesama nesta segunda-feira (28), o sistema apresentou recuperação durante o fim de semana.

Apesar disso, ainda há registros de escassez d’água em algumas ruas, especialmente de áreas mais altas da Região Leste. Foram deslocados três caminhões pipa para atender os bairros Santa Paula, Progresso, Bairu (parte alta), Marumbi e adjacências. Ainda não há previsão de quando o serviço será totalmente restabelecido. A companhia informou que está fazendo manobras para priorizar o fornecimento na Região Leste.

agua cesama by fernando
Casas localizadas na Região Leste da cidade foram abastecidas por meio de caminhões pipa neste segunda-feira (Foto: Fernando Priamo)

A companhia ainda esclareceu que, embora os mananciais estejam em níveis satisfatórios e o sistema produtivo esteja preparado para absorver variações de consumo, quanto maior o tempo de permanência em níveis elevados de fornecimento, maior é a chance de falhas.

“Foi o que ocorreu na última terça (22), com rompimento de redes em alguns pontos da Região Leste da cidade. Ainda houve o rompimento de uma importante tubulação na Avenida Brasil, responsável pelo abastecimento de uma área significativa do município, cujos reparos se estenderam até a madrugada de quarta (23). O desabastecimento aliado à forte onda de calor dificulta a recuperação normal do sistema.”

Vazamento na Zona Norte

Além disso, a companhia localizou um vazamento de água na Avenida JK, no Bairro Santa Lúcia, próximo ao trevo da BR-267. Foi necessário fechar a água que abastece a região para execução dos reparos. O sistema foi reaberto a partir das 15h, e a previsão era de que o fornecimento fosse normalizado na madrugada desta terça-feira.

rede água jk by olavo prazeres
Com conserto de vazamento na Avenida JK, no Bairro Santa Lúcia, distribuição de água na Zona Norte deve ser normalizada (Foto: Olavo Prazeres)

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.