Rua São Mateus recebe nova edição do Park (ing) Day

Intervenção urbana voltada para humanização do espaço público acontece até 22h desta quarta-feira (19)


Por Leticya Bernadete

19/12/2018 às 17h34

parking day marcelo
Intervenção acontece na Rua São Mateus, no trecho entre as ruas Oswaldo Aranha e Carlos Chagas (Foto: Marcelo Ribeiro)

Até 22h desta quarta-feira (19), o Bairro São Mateus, Zona Sul, sedia o Park (ing) Day, intervenção urbana que converte, temporariamente, vagas de estacionamento de rua em espaço público voltado para pessoas. A ação acontece na Rua São Mateus, no trecho entre as ruas Oswaldo Aranha e Carlos Chagas, onde o estacionamento de veículos ficará proibido até o encerramento da atividade.

A iniciativa é de quatro estabelecimentos localizados na via: São Bartolomeu, Rellicário, Corvus Nordic Beer e Urbano Beer Food. Uma área de vivência com bancos, sofá, mesas e plantas convidam o público a interagir no espaço instalado.

De acordo com a assessoria do São Bartolomeu, a proposta foi inspirada na primeira edição do evento, que ocorreu em 2015. Na ocasião, a intervenção foi idealizada pela então aluna da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF Lis Fajardo Loche como aplicação prática de seu trabalho de conclusão de curso, intitulado “Urbanismo tático – a criação de espaços públicos de qualidade a partir de pequenas ações de intervenção urbana”.

Park (ing) Day

O Park (ing) Day é um evento mundial, criado em 2005, em São Francisco, Califórnia. De origem norte-americana, o nome faz uma brincadeira com o ato de estacionar – “parking”, em inglês – e parque – “park”. No Brasil, a ação começou em São Paulo no ano de 2012.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.